Secretaria de Segurança
Lançada na última sexta-feira (05/09) pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) já mostra resultados para a melhoria da segurança da população. Na tarde deste sábado (06/09), um homem suspeito de furto foi preso por guardas municipais que participam da ação, no distrito de Braz Cubas.
O furto ocorreu na rua Padre Álvaro Quiñonez Zuniga, na região central do distrito. O Centro de Operações Integradas (COI) recebeu a denúncia e acionou os guardas civis municipais que faziam o patrulhamento do local pela DEAC. Eles localizaram o suspeito, de acordo com as características informadas, e detiveram o homem, que foi reconhecido pela vítima como a pessoa que havia furtado seu cartão de crédito e sua bolsa.
A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil.
A DEAC permite que os guardas civis municipais trabalhem nos períodos de folga, sendo devidamente remunerados. A previsão é de um aumento de 20% a 25% no número de guardas municipais nas ruas de Mogi das Cruzes nesta primeira fase.
O reforço no policiamento da Guarda Civil Municipal está sendo feito Região Central, na região do Jardim Universo e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, além de outros pontos específicos, em casos de necessidade operacional. O trabalho é realizado com patrulhamento a pé e com viaturas para atuar em regiões estratégicas do município, ampliando a sensação de presença da Guarda Civil Municipal e de segurança para a população.
Captura de procurado
Na noite de sábado (06/09), um homem que possuía mandado de prisão foi capturado pela Guarda Civil Municipal na avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba. A prisão foi possível após identificação do veículo que ele conduzia pelo equipamento da muralha eletrônica na via.
O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a prisão foi ratificada pelo delegado.
Localização de máquina
Ainda neste final de semana, a Guarda Civil Municipal localizou uma máquina retroescavadeira, que havia sido furtada no dia 31 de agosto, em Suzano. O veículo foi encontrado após monitoramento realizado pelo Centro de Operações Integradas (COI) em um terreno do distrito de Jundiapeba.
O proprietário da máquina foi contatado e reconheceu o veículo como sendo o que havia sido furtado. Após o registro da ocorrência junto à Polícia Civil, a retroescavadeira foi devolvida.
A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.