“Diálogos sobre a Educação de Mogi das Cruzes” terá encontros nesta quinta e sexta-feira

Secretaria de Educação

15 de abril de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Referências nacionais em Educação marcaram o primeiro dia da série de encontros on-line “Diálogos sobre a Educação de Mogi das Cruzes”, organizada pela Secretaria de Educação e a Escola de Governo na noite desta quarta-feira (14/04). A programação segue nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/04), das 19 às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria de Educação e pela TV Câmara no canal digital 3.2. Os encontros reúnem especialistas para um diálogo sobre o futuro da educação mogiana, políticas públicas, inovação e boas práticas na gestão pública

Um pacto municipal pela educação da cidade foi um ponto em comum entre os especialistas, que participaram do evento nesta quarta-feira (14/04) com mediação da vice-prefeita Priscila Yamagami Kahler e participação do secretário interino de Educação, Caio Callegari. “Vemos a educação como centro de governo, centro da gestão. Temos trabalhado contemplando a união nesse momento difícil. Este diálogo nos traz perspectivas para a construção de uma educação mais justa e de excelência em nossa cidade. Vamos transformar o Brasil a partir de Mogi”, observou a vice-prefeita. 

O encontro teve início com a participação de Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, que destacou a necessidade da colaboração de todos neste momento. “É preciso ter um ambiente de colaboração, interinstitucional e interáreas. A educação é prioridade. Temos um documento ‘Educação já municípios’ com uma série de ações. É preciso ambicionar a educação em um patamar muito superior ao de antes da pandemia”, disse.

André Stábile, ex-Secretário de Educação em São Caetano do Sul-SP, também apontou a necessidade de um trabalho multidisciplinar. “A cidade devem colocar a educação como centro de um projeto de desenvolvimento. Estamos em uma crise sem precedentes e existe a necessidade de nós dar uma resposta através de uma visão sistêmica, atuando de maneira multidisciplinar para dar uma resposta a altura da magnitude da pandemia”.

A experiência como governador do Distrito Federal foi lembrada pelo senador e ex-Ministro da Educação, Cristovam Buarque. “A educação é o vetor de construção da nação. Nação é mais do que um país é um sentimento que se faz na escola. Realizamos um trabalho no Distrito Federal para educar a cidade para respeitar a faixa de pedestre, o que acontece até hoje. Foi uma engenharia pedagógica que demorou meses. A cidade tem que ser educada. É através da educação da cidade que se faz uma cidade solidária, é preciso pensar na educação para uma cidade inteira”, disse.  

O público participou do evento pelo chat do canal do Youtube da Secretaria de Educação e pela ferramenta Slido. O prefeito Caio Cunha encerrou o evento destacando a oportunidade de transformar a educação neste momento. “A pauta da Educação é muito cara. Estamos em um momento oportuno para inovar e fazer algo novo para educação de Mogi das Cruzes”.

Programação
DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES

DIA 15 DE ABRIL – 19h às 20h30 - O direito à Educação e as inovações pedagógicas para o Século XXI 
José Pacheco – Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal), fundador da Escola da Ponte, em Portugal.

Sebastião Rocha – Educador, antropólogo e idealizador do CPCD.

José Henrique Porto, educador especializado em práticas pedagógicas inovadoras 

Mediação: Ana Julia Bernardo Silva – chefe de divisão de Projetos Especiais da SME Mogi.


DIA 16 DE ABRIL – 19h às 20h30 - Boas práticas de gestão para a excelência e equidade educacional
Alexandre Schneider – Presidente do Instituto Singularidades, foi secretário de educação de São Paulo-SP.

Alexsandro Santos – Presidente da Escola do Parlamento, é pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Administração Pública e Governo da FGV e foi Secretário adjunto de Educação em Franco da Rocha-SP.

Maria Geny Borges Avila Horle: Professora e ex-Secretária Municipal de Educação em Mogi das Cruzes.

Mediação: Caio Callegari – Secretário-interino de Educação de Mogi das Cruzes