Dicas importantes do Procon Mogi das Cruzes nas compras de Black Friday

Procon

26 de novembro de 2021
Procon de Mogi das Cruzes atua para a proteção dos consumidores e orienta a população e os comerciantes sobre comportamentos para evitar golpes (Divulgação/PMMC)

Os órgãos de defesa do consumidor nos últimos dias já identificaram, por reclamações e pesquisas, que vários sites aumentaram os preços dos produtos. 

Esta prática de aumento artificial do preço com a redução na Black Friday é conhecida como maquiagem de preço, considerada um falso desconto que induz o consumidor ao erro e caracteriza prática abusiva. 

É importante que os consumidores estejam atentos, considerem a média de preço do produto para verificar se há real desconto. E nas compras online, é fundamental analisar o histórico de preço do produto. Para isso, há ferramentas disponíveis nos sites de comparação de preços. Outras medidas recomendáveis são tirar “print” das telas, ou imprimir as ofertas que estiverem com essas características, e depois procurar o Procon para fazer a denúncia. 

“A Black Friday pode ser uma oportunidade para os fornecedores de produtos e serviços e para os consumidores, mas a sociedade precisa estar atenta para que as condutas abusivas sejam reprimidas. Não é interessante para o mercado de consumo essa marca de que o Brasil tem uma Black fraude”, explica a coordenadora do Procon, Fabiana Bava. 

Outra dica importante é o cuidado na hora de efetivar os pagamentos, com preferência ao cartão de crédito digital, além de nunca transferir ou pagar nada em nome de alguém que não tenha relação com a empresa fornecedora do produto.

Mais dicas e orientações sobre a Black Friday no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Notícias - Procon.  Para denúncias, o telefone do órgão é o 4798-5090.

Em caso de reclamação para exigir preço divulgado em ofertas, e não cumpridos na hora da conclusão da compra, faça o agendamento para atendimento presencial no Procon: agendamentopac.pmmc.com.br, ou por e-mail- atendimento.procon@pmmc.com.br