Doações para ações de combate ao coronavírus somam cerca de R$ 1,8 milhão

14 de maio de 2020
Os alimentos têm sido uns dos itens mais recebidos sob a forma de doações neste momento de pandemia, em que muitas empresas e pessoas têm adotado ações solidárias

As ações de combate à crise gerada pelo novo coronavírus, que estão em prática há dois meses na cidade, já receberam um apoio de aproximadamente R$ 1,8 milhão, advindo de empresas, comércios e da própria sociedade civil. O cálculo foi feito com base nas doações de produtos, serviços e também de recursos financeiros, feitas até o momento para iniciativas de enfrentamento à pandemia com envolvimento ou intermédio da Prefeitura de Mogi.

Os itens mais doados foram alimentos, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de proteção individual, que são prioritários neste momento. No caso dos alimentos, eles estão sendo doados tanto isoladamente, como também reunidos sob a forma de cestas básicas e kits, a partir de diversas iniciativas.

Um dos apoios mais expressivos no quesito alimentação parte dos supermercados da cidade. Cerca de 15 unidades instaladas na cidade já doaram mais de 5 mil cestas básicas e outras 5 toneladas de alimentos isolados, arrecadados, por exemplo, em campanhas desenvolvidas junto aos clientes, que são estimulados a fazerem a doação de algum item em meio a uma compra.

O município também recebeu mais de 34 mil itens de proteção individual, entre máscaras, aventais, óculos, luvas e protetores faciais. Boa parte deles provém de empresas que não costumavam desenvolver esse tipo de produto, porém se adaptaram ao momento e passaram a produzir ou obter o material a partir de fornecedores e parceiros.

Produtos de higiene e limpeza, como água sanitária e sabonetes, são outros itens doados em grande volume. Já foram centenas de litros e itens recebidos, tanto por parte de empresas, como também de pessoas físicas, por meio, por exemplo, da campanha Drive Thru Solidário, que já arrecadou mais de uma tonelada em produtos, incluindo itens de higiene.

O apoio veio ainda por meio da prestação de serviços, que se provaram fundamentais neste momento. No processo de montagem do Hospital da Campanha da cidade, por exemplo, a instalação de ponto de energia e a disponibilização de geradores partiram de doações. A cidade também foi contemplada com serviços como a projeção de mensagens de conscientização e motivação em prédios e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para ajudar empreendedores, como o projeto Vetrina, nascido no Polo Digital de Mogi das Cruzes.

A destinação de recursos financeiros também possibilitou a concretização de importantes iniciativas, como o projeto de compra e destinação de kits de agricultura familiar, que beneficia tanto os agricultores da cidade como as famílias em situação de vulnerabilidade. Vale destacar que os recursos estão sendo destinados às cooperativas agrícolas parceiras do projeto, a quem cabe a aquisição dos gêneros alimentícios e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, é responsável pela logística das entregas.

A mão de obra voluntária é outro destaque em meio às boas ações realizadas nas últimas semanas. O empenho de voluntários ligados ao curso de corte e costura do Fundo Social de Mogi das Cruzes já garantiu a confecção e distribuição de 21.643 máscaras de proteção, além de 75 aventais. Voluntários também se dedicaram à montagem dos kits de alimentação com produtos provenientes da merenda escolar da cidade, que já foram distribuídos a mais de 6 mil famílias mogianas.