Educação lança Revista Minuto Natureza

Secretaria de Educação

11 de junho de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na programação do Junho Ambiental, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico e da Escola Ambiental, lança uma série de ações, com destaque para a Revista Minuto Natureza, destinada às famílias e crianças da cidade. 

A publicação interativa é apresentada no formato digital e trata da fauna e da flora do município de Mogi das Cruzes. Mais de 65% do território da cidade é situado em área de preservação ambiental e abriga uma exuberante biodiversidade.

Serão quatro revistas publicadas ao longo do mês, como proposta educativa que visa fortalecer vínculos com a natureza local, contribuir para a conservação das nossas belezas e riquezas naturais e tornar o tempo em casa ainda mais especial. 

O tema da primeira edição é "Aves ao meu redor", que apresenta os pássaros da região como o sabiá-laranjeira, o periquito e o anu-branco. A publicação trata da importância das aves para a manutenção do equilíbrio ecológico e também aponta links que direcionam os leitores para mais curiosidades sobre as características das aves. Além disso, traz em modo interativo o áudio com os sons de cada pássaro para clicar e escutar.

Outra seção convida a construir um comedouro fácil e prático, com materiais simples que as famílias já tenham em casa, para as aves que voam próximas a moradia das crianças.

Como parte das ações do Junho Ambiental, a Secretaria de Educação promoverá uma live no dia 24/06, quinta-feira, com o tema “Diálogo Programa de Alfabetização Ambiental: Conservação da Biodiversidade e resíduos sólidos”.

Escola Ambiental 
A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes da Secretaria Municipal de Educação abriga livremente diversas espécies de aves em todos os períodos do ano, como o sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, o beija-flor, o tucano, periquito, gavião, entre outras.

A unidade, inaugurada em 2006, é um Centro de Educação Ambiental que contribui para despertar, em cada participante, a vocação para a conservação e preservação da natureza e a promoção do desenvolvimento sustentável – acreditando sempre que, a partir da integração do homem com a natureza e do entendimento de sua relação com o todo, a intenção se transforma em ação e em atitude, para a melhoria da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental.

Próximas edições da Revista minuto Natureza
•    Alimentando-se como os animais
•    As abelhas e nosso jardim
•    O segredo das borboletas

Clique aqui e baixe gratuitamente a Revista Minuto Natureza – Aves ao meu redor. https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/storage/pages/001-minuto-natureza.pdf