Educação realizará formação de implementação do Currículo Paulista no Cemforpe

Secretaria de Educação

12 de fevereiro de 2020
O auditório do Cemforpe, de acordo com os protocolos sanitários, receberá a partir desta terça (13/07) uma formação para os profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches da rede municipal . . .

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizará, em parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), nesta quinta-feira (13/02), das 7h30 às 17 horas no auditório do Cemforpe, a formação de implementação do Currículo Paulista. Participarão do encontro diretores, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica das secretarias municipais de Educação do Polo da Grande São Paulo/Leste da Undime, que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel.

O Currículo Paulista é resultado do esforço dos profissionais da educação representantes das redes municipais, estadual e privada, que, atuando de modo colaborativo, associaram saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares. O objetivo foi traduzir as especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada um dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. O Currículo Paulista observa ainda os currículos e as orientações curriculares das redes de ensino públicas e privadas.

A rede municipal de ensino mogiana conta com o Currículo Municipal, que está atualizado de acordo o documento estadual, que também contempla as competências gerais discriminadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na cidade são atendidos cerca de 47 mil alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A rede municipal de ensino utiliza material didático próprio para a Educação Infantil e o programa Ler e Escrever e EMAI, do Governo Estadual, para o Ensino Fundamental.

Em Mogi das Cruzes, a formação será ministrada por educadores dos municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano, que foram capacitados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), da Secretaria Estadual de Educação. Os temas abordados serão o percurso histórico, fundamentos pedagógicos, competências de cada área (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas) e as etapas da educação básica e sua transição (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). (Kelli Correa Brito)