Elevatória de água do Semae é contemplada com projeto de eficiência energética da EDP; medida trará economia

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

15 de junho de 2021

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes foi contemplado com o Programa de Eficiência Energética da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê. A concessionária iniciou a modernização de equipamentos da estação elevatória de água da autarquia que abastece 3.997 unidades consumidoras na Vila Natal e 2.529 na Vila Oliveira. A medida resultará em economia do consumo de energia e redução dos custos de manutenção para o Semae. O investimento, por parte da EDP, é de aproximadamente R$ 622 mil.

De acordo com a concessionária, a implantação do projeto está em 30% de execução e a previsão é finalizá-lo em novembro. Serão substituídas três motobombas, equipamentos responsáveis pelo bombeamento da água tratada a partir do Reservatório Baixo 1 (RB1), localizado na Vila Natal, por equipamentos mais eficientes, econômicos e sustentáveis.

Com a instalação, será possível reduzir o consumo de energia da unidade em cerca de 270 megawatts-hora/ano (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 113 famílias, gerando economia de recursos financeiros e menor impacto ao meio ambiente.

Haverá redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade e tecnologia dos novos aparelhos é superior ao sistema atualmente utilizado.

“O saneamento básico se tornou ainda mais essencial no cenário atual de pandemia e realizar este projeto de eficiência energética na estação de tratamento de água, que proporcionará economia e otimização de recursos ao município, e benefícios à população e meio ambiente, é de muita satisfação para a EDP”, ressalta Giuliano Vieira, gestor executivo da distribuidora.

O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos - CPP 001/2019 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A concessionária afirma que realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030.