Secretaria de Educação
A EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, recebeu nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/09), o projeto “Grafitando Horizontes”, que integra arte urbana, educação, participação comunitária e conscientização ambiental. Ao final da oficina, os estudantes receberam certificados de conclusão e as artes foram registradas por meio de exposição fotográfica.
As oficinas contaram com conteúdos teóricos, técnicas de desenho e pintura, além da criação coletiva de murais artísticos. Os temas dos desenhos foram animais e elementos da fauna e da flora brasileira, promovendo um ambiente de aproximação dos estudantes com a biodiversidade do país.
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lidiane da Costa Ribeiro, falou sobre como a arte proporcionou um novo visual para a escola. “O muro da escola mudou quando os alunos se envolveram com o projeto de grafite! Estudantes dos 4º e 5º anos aprenderam que o grafite é uma arte incrível e cheia de história”, destacou.
O projeto também realiza ações de conscientização ambiental, abordando a importância da preservação da biodiversidade, das mudanças climáticas e da descarbonização, incluindo o plantio de mudas de árvores em locais contemplados, contribuindo para a valorização das áreas verdes e estimulando a comunidade escolar com boas práticas.
A iniciativa atendeu o Centro Educacional Jabuti e passará pela E.E. PEI Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Rubens, e o Centro Esportivo e Recreativo (CER), na Vila Jundiaí. A programação segue até o dia 25 de setembro.
O projeto Grafitando Horizontes é realizado por meio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, produção Edivaldo Zanoti, apoio Lumax Produções, INCENTIV e MM Produções, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo.