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O Polo Digital, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e em funcionamento desde o dia 26 de setembro deste ano, recebeu nesta terça-feira (05/12) à tarde o prêmio Projeto Inovador 2017, concedido pelo 1º Fórum das Cidades Digitais do Litoral Norte. O prefeito Marcus Melo recebeu o prêmio em Ilhabela e destacou o caráter de vanguarda que cerca o projeto mogiano:
“Estamos na era digital, esta é uma realidade mundial. A economia caminha cada vez mais para projetos dessa natureza, qua valorizam a criatividade, o espírito coletivo e de integração. Em Mogi das Cruzes, estamos atentos a isso e a Prefeitura investiu para criar seu próprio espaço neste sentido - que, aliás, já começa a produzir resultados positivos”, disse Melo.
O prefeito lembrou que o compartilhamento de experiências é importante. Para isso, Marcus Melo disse que colocará à disposição dos outros municípios as experiências mogianas. "Esse é o caminho para melhoria da gestão pública. Com a crise, a dificuldade de investir novos recursos é cada vez maior. O compartilhamento de ideias e projetos que já se mostraram eficazes é uma alternativa econômica de melhorar os serviços oferecidos ao cidadão", disse.
O diretor da Rede Cidade Digital, José Marin, elogiou o compartilhamento destas ideias e os projetos desenvolvidos por Mogi das Cruzes.
"O desenvolvimento destes projetos de tecnologia é importante para as cidades. Mogi das Cruzes pode se tornar exemplo para outras cidades, com uma gestão eficiente e inteligente para melhor atender a população", disse Marin.
Atualmente, o Polo Digital mogiano tem 1.100 empreendedores inscritos. Desde sua instalação e o início das atividades, a capacitação dos chamados “startupeiros” segue a todo vapor, com destaque para os workshops, ações de coworking, mentoria e treinamento. Pelo menos dez projetos se destacaram e estão sendo lapidados pelos técnicos.
Desde sua criação, o Polo Digital teve oito encontros, que reuniram quase 500 pessoas. Foram abordados temas como pesquisa de mercado, criação de startups com baixo investimento, marketing digital de resultado, inbound sales (estratégia digital de vendas de modo natural, sem incomodar o consumidor) gestão financeira, relação com investidores e o roteiro para montagem de um pitch, que consiste em fazer uma boa apresentação do seu negócio para possíveis investidores.
Além deste programa de treinamento, o Polo Digital mantém parcerias com o Sebrae e a agência de fomento Desenvolve SP, entre outras entidades. O coordenador Rodrigo Garzi destaca ainda o trabalho de mentoria realizado com os interessados. “Muitas pessoas chegam ao Polo Digital com projetos, mas não tem o conhecimento necessário para fazer sua ideia sair do papel. Nosso trabalho é dar as orientações necessárias para que a proposta se viabilize, atenda as necessidades do mercado e realmente possa chamar a atenção dos investidores”, resume.
Outra iniciativa que se destaca no Polo são os grupos de trabalho já formados. Garzi cita, por exemplo, as aulas de extensão e laboratório com os alunos da Fatec, mentorias para projetos de TCCs para alunos da Universidade Braz Cubas e eventos específicos para programadores do grupo Alto Tietê Coders. (Marco Aurélio Sobreiro)