Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social 

Fundo Social

08 de maio de 2025

Cerimônias emocionantes e com relatos de experiências de sucesso marcaram a entrega dos certificados aos formandos de 10 cursos de capacitação profissional e geração de renda do Fundo Social de Mogi das Cruzes, nesta quinta-feira (08/05). Ao todo, 189 alunos concluíram as aulas iniciadas em fevereiro. 

O evento aconteceu em duas etapas: pela manhã e à tarde, no Polo da Vila Brasileira. A prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e a presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis, participaram das solenidades, além de alunos e seus familiares, monitores de cada turma e autoridades convidadas, como os vereadores Edson Santos, Bigêmeos e Osvaldo Siva e os conselheiros voluntários do Fundo Social, Dana Vidal Costa, Eduardo Tsukahara, Marissa Bot, Simone Garcia Magalhães e o diácono permanente Rafael Gomes.

Na ocasião, foram entregues os certificados dos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Extensão de Cílios, Mãos na Massa, Confeitaria, Costura Criativa, Barbearia e Tranças Nagô. 

A prefeita Mara Bertaiolli destacou a retomada da iniciativa na cidade. “É uma grande satisfação ver que os cursos, que tanto nos deram alegrias durante os 8 anos em que estive no Fundo Social de Mogi, estão de volta, ampliando as possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho e viabilizando ações de empreendedorismo. Temos, aqui, ex-alunos que se formaram na nossa época, logo encontraram oportunidades de trabalho, e agora voltaram como professores”, contou.

O vice-prefeito Téo Cusatis enfatizou a importância da capacitação de mão de obra para geração de oportunidades de emprego e renda. “O Fundo Social está fazendo um trabalho significativo, com cursos que preparam, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade para novas oportunidades”, avaliou.

Da mesma forma, a importância da iniciativa foi enfatizada pela presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis. “Os cursos são os pilares da nossa atuação, que tem como objetivo trabalhar para promover o bem-estar social na cidade, e essenciais para o aprendizado de novas técnicas, despertar talentos e qualificar mão de obra para geração de emprego e renda”, reforçou.

Novas turmas
As novas turmas dos cursos gratuitos do Fundo Social já tiveram início nesta semana no Polo da Vila Brasileira e começam na próxima terça-feira nas unidades descentralizadas, nas Paróquia São Pedro Apóstolo e na Comunidade São Francisco de Assis, em Cezar de Souza. 

Ao todo, nesta etapa, foram disponibilizados 18 cursos, com 720 vagas direcionadas à população de baixa renda, sendo 560 no Polo da Vila Brasileira, nos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelha, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (alongamento de unhas); e outras 160 nas unidades descentralizadas de Cezar de Souza, para Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Salgados e Doces para Festas e Videomaker.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6365.

Jundiapeba
Ainda há vagas para os cursos gratuitos oferecidos na Escola de Qualificação Profissional, instalada na Praça da Cidadania, em Jundiapeba, fruto da parceria entre o Fundo Social de Mogi e o Fundo Social do Estado de São Paulo. Os interessados têm até o próximo dia 12 para  acessar o site https://www.cursofussp.sp.gov.br e garantir sua vaga. As aulas começam em 19 de maio e se estenderão até 6 de junho.

Ao todo são oferecidas 150 vagas em 10 cursos, sendo 15 em cada modalidade: Cuidador de Idosos e Pedreiro - Construtor de Alvenaria (80 horas/manhã); Assistente de Logística (tarde), Barbeiro (manhã) e Manicure e Pedicure (tarde) - com 60 horas/aula; e Tranças Afro e Turbantes (manhã), Alongamento de Cílios (tarde), Confeitaria Avançada - Bolos Decorados (manhã), Panificadora Básica (manhã) e Confeitaria Básica (manhã) - com 20 horas/aula.

O interessado precisa ter a partir de 18 anos de idade. Também é possível se inscrever diretamente na Praça da Cidadania, localizada na Avenida Lourenço de Souza Franco, 1.030, Jundiapeba, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.