Empodera Juventudes forma primeira turma; objetivo é preparar jovens para desafios profissionais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

03 de fevereiro de 2023

O programa Empodera Juventudes, parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Crescer e o Instituto Global Attitude, entregou os certificados de formação a 162 jovens que participaram da primeira etapa do projeto, cujo objetivo é fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos globais para lideranças locais. O evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), contou com a participação do prefeito Caio Cunha e da vice, Priscila Yamagami Kähler, entre outras autoridades.

Ao longo de quatro meses (agosto a dezembro de 2022) os 162 jovens, de 15 a 24 anos, estudantes ou egressos de escolas públicas, foram selecionados para a primeira edição do projeto, que é inédito no município e foi realizado simultaneamente em 12 bairros, com os jovens sendo atendidos em seus próprios territórios. Foram mais de 40 aulas e encontros realizados. O programa é gratuito.

Os bairros atendidos foram Botujuru, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Jardim Santos Dumont, Nova Jundiapeba, Novo Horizonte, Quatinga, Rodeio, Velha Jundiapeba, Vila Brasileira e Vila Natal.

O Empodera Juventudes, capitaneado pela equipe do Departamento de Capacitação Profissional e Políticas de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, reuniu conteúdos voltados à formação cidadã e agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até as competências socioemocionais e o mundo do trabalho, seja formal ou no empreendedorismo.

Todas as turmas, além das aulas regulares, receberam a visita de empreendedores e de nomes de grandes empresas e multinacionais instaladas na cidade para falar sobre o mercado de trabalho.

O Mogi Conecta Empregos levou orientações sobre a finalidade e o comportamento em entrevistas de emprego e elaboração do currículo e portfólio profissional.

Também foram realizadas atividades externas com as secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer.

Por parte da cultura, visitaram o Centro Cultural, Estúdio Municipal de Áudio e Música, Museu dos Expedicionários e Casarão do Carmo, fizeram a Rota do Patrimônio e aprenderam sobre possibilidades de geração de renda com Cultura.

Quanto ao esporte, visitaram todo o complexo do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, realizaram bate-papo com Maciel, atleta olímpico do paradesporto, e ouviram sobre a importância do esporte para a saúde e possibilidades e caminhos para geração de renda na área, visando a ampliar a visão desses jovens sobre empregabilidade e empreendedorismo.

“O mundo do trabalho e a necessidade de aliar crescimento econômico e sustentabilidade impõem uma série de desafios à nossa juventude, que deve estar preparada não apenas no aspecto profissional, mas no social e emocional. O Empodera Juventudes é uma iniciativa transformadora, que vai proporcionar preparo e oportunidades”, avalia Caio Cunha.

"O programa conectou centenas de jovens da nossa cidade com oportunidades que muitos deles não teriam a chance de acessar. O amadurecimento e o desenvolvimento deles ao longo da formação são perceptíveis. Fortalecendo o projeto de vida desses jovens estamos preparando a próxima geração de profissionais e cidadãos de Mogi", comenta o coordenador-geral do Crescer, Itânio Mariano.

“O sucesso do projeto passa pelo envolvimento da sociedade na geração de oportunidades aos jovens formados, isso inclui as empresas, na oferta de vagas. O Empodera Juventudes lança uma oportunidade para que as empresas divulguem vagas para jovens nessa faixa etária, aproveitando o Mogi Conecta Empregos, plataforma gratuita da Prefeitura para cadastrarem suas vagas de jovem aprendiz”, destaca o secretário adjunto de Desenvolvimento, Claudemir Menezes.

O evento de formatura reservou um momento de homenagem aos parceiros: empresas, empreendedores e equipe do programa, educadores e técnicos sociais que ministraram as aulas para os alunos.

Houve ainda uma apresentação cultural de Edi Pretologia, da primeira geração do Hip Hop, fazendo parte do movimento desde meados dos anos 1980.