Equipes da Prefeitura fazem atendimentos emergenciais e rescaldo após forte chuva

Secretaria de Infraestrutura Urbana

19 de janeiro de 2022

Em função da forte chuva que atingiu Mogi das Cruzes no fim da tarde desta terça-feira (18/01), as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana estão mobilizadas para fazer todo o trabalho de rescaldo e deixar a cidade em boas condições de conservação após a tempestade. Os trabalhos tiveram início ontem mesmo e serão mantidos ao longo desta quarta-feira (19/01).

Ao todo, foram registrados mais de 20 pontos de queda de árvore, dois pontos de inundação e um de alagamento. Todos foram e continuam sendo atendidos pelas equipes. No caso de quedas de árvores, as equipes ficaram até 2h30 nas ruas, para a remoção das árvores e desobstrução de vias públicas. Num primeiro momento, foram 117 m³ de galhos e folhagem removidos.

As equipes também iniciaram ontem limpeza nos pontos de inundação, como na Ponte Grande. Os principais locais atingidos no bairro foram rua Senday, Gonçalo Ferreira e Abel José da Silva. Apenas desses locais, foram 10 metros cúbicos de resíduos retirados de vias e espaços públicos. Atendimentos também foram e continuam sendo feitos no Mogilar, onde foi registrado alagamento, em especial na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

Boa parte do material retirado de vias e espaços públicos provém de descartes irregulares feitos pela população. Por isso, a Prefeitura reforça o pedido de conscientização aos munícipes, para que façam o descarte da maneira adequada, com a estrutura que a Administração já disponibiliza para isso. Além da coleta de lixo domiciliar, a cidade conta com três Ecopontos e há ainda a Operação Cata-Tranqueira todos os sábados.

Ao longo do último ano, a Operação Cata-Tranqueira recolheu um total de 78 toneladas de material separado pela comunidade e que teve a destinação correta. Vale um comparativo com a chuva da última quinta-feira, em que quase essa mesma quantidade de resíduos foi recolhida pelas equipes em apenas uma noite.

A orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana é para que não sejam descartados em vias e espaços impróprios materiais como garrafas de plásticos, isopor e madeira, que são facilmente arrastados pela enxurrada e obstruem o sistema de drenagem. Outra orientação é não jogar entulho nos terrenos e margens de córregos.

A Secretaria também trabalha ao longo de todo o ano com manutenções no sistema de drenagem, para preparar a cidade para o período de chuvas. Em 2021, foi realizada a limpeza de 3,9 mil bocas de lobo, desobstrução de 6,5 quilômetros de galerias, implantação e reforma de 1.926 unidades de bocas de lobo, bocas de leão e galerias, manutenção de 128 metros de muros de arrimo, roçada de 300 mil metros quadrados de margens de córregos e valas e desobstrução de 110 quilômetros de valas e córregos.

A programação da coleta de lixo, Operação Cata-Tranqueira, bem como os dias e horários de funcionamento dos Ecopontos ficam sempre disponíveis para consulta pública, no site da Prefeitura.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes informa que entre as 7h desta terça-feira (18/01) às 7h desta quarta-feira (19/01) foram registrados 63,7 mm de chuva, de acordo com a medição realizada na estrutura do DAEE, na Ponte Grande. As precipitações se concentraram a partir das 17h, em um período de cerca de 40 minutos - volume muito alto em curto espaço de tempo. O nível do rio Tietê, no mesmo ponto, é de 2,58 metros.

A combinação entre alto volume de chuvas em pouco tempo causou locais com acúmulo de água em pontos da região central, Rodeio, Ponte Grande, Mogilar e Cezar de Souza. A água escoou pelo sistema de drenagem com a diminuição da chuva.

As sirenes das praças da Bandeira e Francisca de Campos Mello Freire, conhecida como Praça do Enfartados, foram acionadas, de forma preventiva, para alertar motoristas, moradores e comerciantes, mas não foram registrados alagamentos nestes locais.

O setor de podas de árvores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente percorreu a cidade até por volta das 22 horas de terça-feira (18/01), atendendo chamados de quedas de árvores. Foram registradas 21 quedas, em diversos pontos do município, como Shangai, Socorro, Rodeio, Mogilar, Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Cezar de Souza, Volta Fria e Braz Cubas. As árvores foram retiradas e a madeira é encaminhada para reciclagem. O trabalho foi realizado com o apoio de outros órgãos participantes da Operação Verão e tem continuidade nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes está percorrendo diversas regiões da cidade para verificar possíveis novas ocorrências. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana também estão nas ruas atuando na manutenção e limpeza de locais atingidos pelas chuvas.

Semáforos de várias regiões da cidade, como o Centro e bairros próximos, além dos distritos de Cezar de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba, ficaram inoperantes devido à queda generalizada de energia elétrica, o que impediu o funcionamento dos equipamentos. Agentes municipais de trânsito foram deslocados para pontos estratégicos para orientar o trânsito e a situação voltou ao normal a partir das 19 horas, quando o fornecimento de energia começou a ser retomado.

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes permanece monitorando a cidade, dentro dos trabalhos da Operação Verão 2021/2022, que é realizada entre 1º de dezembro e 31 de março. Neste período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas chuvas são prioridade para as estruturas da Prefeitura de Mogi das Cruzes e dos demais órgãos participantes. A população pode comunicar emergências pelo telefone 199, da Defesa Civil.