Escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes realizam atividades de conscientização da campanha Faça Bonito

Secretaria de Educação

20 de maio de 2024
O tema da campanha nas duas unidades da ECEI A Sementinha foi "Esquecer é permitir, Lembrar é combater!”. (Divulgação/PMMC)

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, escolas e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes fizeram atividades de conscientização, que mobilizaram alunos, pais e familiares durante a última semana, com destaque para as ações realizadas na última sexta-feira (17/05). As ações fazem parte da campanha Escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes realizam atividades de conscientização da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescent4es.

Este é o terceiro ano consecutivo que a data faz parte do calendário escolar com o objetivo de potencializar as ações de cuidado com crianças e adolescentes.  “É um tema muito importante para desenvolvermos nas escolas, unindo a comunidade escolar e reforçando a rede de proteção das crianças de nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.  A Pasta conta o Grupo de Trabalho para fortalecimento de ações de prevenção ao Combate e Enfrentamento de Violências contra Crianças e Adolescentes no Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes. 

Na EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, o tema foi trabalhado desde a creche até o 5º ano do ensino fundamental. A partir do currículo municipal, professores e ADIs (Auxiliares do Desenvolvimento Infantil) refletiram com os alunos questões importantes sobre a prevenção. As famílias também participaram e receberam um informativo com dicas ajudar os filhos a se protegerem.

Rodas de conversa e vídeos fizeram parte da programação da EM Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá. Os alunos também confeccionaram as florzinhas, que são símbolo da campanha nacional Faça Bonito. A escola enviou para os pais um cartaz elaborado pelo grupo de trabalho da Secretaria de Educação.

O CEIM Prof. Geraldo Felício dos Reis, no Jardim Bela Vista e o CEIM Profª Amália Thereza Manna de Deus, na Vila Lavínia, unidades I e II da ECEI A Sementinha II, fizeram o trabalho de conscientização com os pais, alunos das turmas do Infantil II e III e profissionais sobre a campanha com o tema "Esquecer é permitir, Lembrar é combater!”. O coordenador municipal de Cidadania e Inclusão Social (CCIS), Marcio Maldonado também esteve presente

Por meio do Grupo de Trabalho, as unidades escolares o Guia de Prevenção à Violência contra a criança e o adolescente e um cartaz para divulgação junto à comunidade escolar.  Também foram disponibilizados vídeos com a educadora Caroline Arcari, mestra em Educação Sexual pela UNESP e consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.