Escolas municipais de Mogi das Cruzes receberam estruturas culturais do projeto CINE LEITURA

Secretaria de Educação

22 de agosto de 2025
Os alunos do Conselho Mirim da EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca foram os primeiros a conferir as novidades da estrutura cultural. (Divulgação/PMMC)

As escolas municipais Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação e Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, receberam nesta sexta-feira (22/08) o projeto cultural Cine Leitura, realizada pelo Instituto Eco Ambiental Social com patrocínio da Niterra do Brasil, uma parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As unidades receberam estruturas móveis com livros, e-books, audiobooks, filmes, adereços para teatro e brincadeiras educativas. Além dos equipamentos, os professores também participarão de uma formação neste sábado (23/08).

“São obras selecionadas, de qualidade, que vão incentivar o gosto pela leitura. A formação que será feita com os professores vai trazer diferentes possibilidades para que eles possam explorar e fazer bom uso desse material. A leitura já é uma experiência maravilhosa, mas se puder acrescentar algum recurso artístico cria um encantamento ainda maior para as crianças”, disse o técnico de Artes do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Geraldo Monteiro Neto.

A estrutura conta com livros impressos (incluindo títulos em braille), e-books, audiobooks, filmes infantis e infanto-juvenis, projetor e home theater, além de cenário, fantoches, dedoches, jogos e brinquedos. Com esses recursos, poderão ser realizadas contações de histórias, rodas de leitura e pequenas apresentações teatrais. 

Na entrega da escola municipal da Vila Estação, a estrutura foi recebida pelos alunos do Conselho Mirim da unidade escolar. O aluno Rhuan Miguel Londres da Silva, 8 anos, fez uma leitura para seus colegas. Para a diretora Priscila Barbosa da Silva, a estrutura traz novas oportunidades para os alunos. “Tenho certeza que serão muitas possibilidades de aprendizagem que a nossa escola vai ter graças a essa estrutura".

“Nosso objetivo é criar experiências culturais que despertem a imaginação e fortaleçam o aprendizado, tornando a leitura e as artes parte do cotidiano das crianças e adolescentes. Em Mogi, vimos de perto como essa proposta foi recebida com entusiasmo e alegria pelos alunos”, destacou Paulo Reis, coordenador do Instituto Eco Ambiental Social.