Secretaria de Educação
As escolas municipais Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação e Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, receberam nesta sexta-feira (22/08) o projeto cultural Cine Leitura, realizada pelo Instituto Eco Ambiental Social com patrocínio da Niterra do Brasil, uma parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As unidades receberam estruturas móveis com livros, e-books, audiobooks, filmes, adereços para teatro e brincadeiras educativas. Além dos equipamentos, os professores também participarão de uma formação neste sábado (23/08).
“São obras selecionadas, de qualidade, que vão incentivar o gosto pela leitura. A formação que será feita com os professores vai trazer diferentes possibilidades para que eles possam explorar e fazer bom uso desse material. A leitura já é uma experiência maravilhosa, mas se puder acrescentar algum recurso artístico cria um encantamento ainda maior para as crianças”, disse o técnico de Artes do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Geraldo Monteiro Neto.
A estrutura conta com livros impressos (incluindo títulos em braille), e-books, audiobooks, filmes infantis e infanto-juvenis, projetor e home theater, além de cenário, fantoches, dedoches, jogos e brinquedos. Com esses recursos, poderão ser realizadas contações de histórias, rodas de leitura e pequenas apresentações teatrais.
Na entrega da escola municipal da Vila Estação, a estrutura foi recebida pelos alunos do Conselho Mirim da unidade escolar. O aluno Rhuan Miguel Londres da Silva, 8 anos, fez uma leitura para seus colegas. Para a diretora Priscila Barbosa da Silva, a estrutura traz novas oportunidades para os alunos. “Tenho certeza que serão muitas possibilidades de aprendizagem que a nossa escola vai ter graças a essa estrutura".
“Nosso objetivo é criar experiências culturais que despertem a imaginação e fortaleçam o aprendizado, tornando a leitura e as artes parte do cotidiano das crianças e adolescentes. Em Mogi, vimos de perto como essa proposta foi recebida com entusiasmo e alegria pelos alunos”, destacou Paulo Reis, coordenador do Instituto Eco Ambiental Social.