Secretaria de Educação
O estudo de notícias e reportagens sobre a situação das mulheres no Afeganistão foi o ponto de partida para a publicação do jornal escolar “As notícias do 5º ano”, elaborado pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. Adolfo Cardoso, em Quatinga. Publicado em outubro, o trabalho, que começou com a produção de um artigo, conquistou a turma. Os estudantes logo começaram a organizar como seria o editorial, a entrevista, artigos e verbetes sobre a política, violência e o preconceito que afetam a vida da mulher no mundo.
“Comecei a exibir jornais, reportagens para eles começarem a ter uma ideia de como funcionava a produção destes conteúdos. Eles viram uma matéria sobre as mulheres no Afeganistão e chamou a atenção deles o fato delas não poderem estudar, ter que usar burka e serem perseguidas”, contou a professora da turma Luciana Gomes Teodoro. A partir da reportagem, os alunos começaram a pesquisar e elaborar a publicação.
Foram semanas de trabalho em grupo. Toda a redação foi feita pelos estudantes, a professora orientou o trabalho, revisou e formatou o material. “É um orgulho imenso ver esse material pronto, tudo produzido por eles”, disse a professora. A alegria com a produção do material tomou conta da escola. “Os alunos e a professora construíram juntos o jornal, semana após semana, em um movimento de discussão de opiniões e crítica da realidade. Eles fizeram referência com a vida deles e o mundo atual. É um grande orgulho”, observou a diretora Aretusa Brandão Brito Lourenço.
No início da publicação, em um texto produzido de forma coletiva, os alunos observam a importância da discussão sobre a situação da mulher e a esperança de um futuro melhor com mais participação. O material conta ainda com verbetes de curiosidades sobre feminismo, islamismo e outros temas que pesquisaram para a jornal, que também conta com entrevistas com mulheres do bairro. Desenhos da turma também ilustram o material.
“Foi uma experiência nova, bem legal e divertida. Gostei que todos os desenhos que fizemos apareceram. Também fiquei muito feliz que todas as opiniões da sala ficaram no jornal e gostei bastante da montagem”, contou a estudante Manuela Tainá Pinto Machado. A divulgação do jornal surpreendeu o aluno Alex Ribeiro Rodrigues. “Foi muito criativo da nossa parte. Não achava que ia ser publicado, pensei que ia ficar na escola. Foi surpreendente, foi muito legal”, disse. Confira “As notícias do 5º ano” no link abaixo.