Executivos da CAF conhecem projetos da Prefeitura e balanço da visita é positivo

Secretaria de Urbanismo

18 de março de 2022

A visita de uma equipe de executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) à Prefeitura de Mogi das Cruzes, para a análise de um conjunto de obras de grande porte nas áreas de mobilidade urbana, desenvolvimento rural e saneamento ambiental, foi concluída na quinta-feira (17/03) e o balanço é positivo. Os técnicos da instituição financeira e da Administração Municipal participaram de reuniões de trabalho onde cada projeto foi debatido em detalhes. Além disso, os executivos da CAF fizeram visitas às áreas previstas para receber os futuros empreendimentos.

O prefeito Caio Cunha destacou a importância dos investimentos, de cerca de R$ 330 milhões, para Mogi das Cruzes. “Nos últimos anos, Mogi das Cruzes teve um grande crescimento e entendemos que a cidade agora precisa se desenvolver. Isso significa construir um município voltado para as pessoas, com sustentabilidade, oportunidades e um progresso que venha acompanhado de qualidade de vida. Estamos pensando na cidade daqui a 40 anos, que talvez nem veremos, mas que está sendo preparada para as crianças que hoje estão entrando na escola”, afirmou, durante o evento de recepção à equipe da CAF e que iniciou a visita à cidade.

O novo conjunto de obras é resultado de um trabalho multidisciplinar, que inclui as Secretarias Municipais de Planejamento e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Agricultura, Verde e Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana, Semae e Desenvolvimento Econômico e Inovação. As reuniões técnicas realizadas nos três dias da missão – terça, quarta e quinta-feira, no auditório da Prefeitura – foram proveitosas e tiveram a presença de secretários e diretores das áreas envolvidas. Foram discutidos aspectos técnicos, financeiros e ambientais de cada projeto.

“Nós apresentamos a viabilidade de cada proposta e conectamos a importância das ações ao conjunto da proposta, que tem como objetivo incrementar a mobilidade urbana e o transporte logístico, que são ativos essenciais para o desenvolvimento econômico e urbanístico da cidade”, explica o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, acrescentando que este conjunto de obras tem ligação direta com o Programa Viva Mogi, também financiado pela CAF.

Novo pacote de obras

De forma geral, a proposta prevê a conclusão da via Perimetral; a implantação de um terminal de ônibus em Cezar de Souza; instalação de saneamento básico com coletores-tronco na região do córrego Oropó e uma adutora de água entre o Cocuera e o Conjunto Toyama; melhoria das estradas vicinais do Cocuera para escoamento da produção agrícola e a implantação de um Centro de Tecnologia pela Secretaria Municipal de Agricultura, além de potencializar do turismo rural da região.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo explica que as obras unem conceitos como mobilidade, saneamento básico e ações de apoio à agricultura. A conclusão da Perimetral oferecerá uma nova e importante rota aos motoristas, colaborando para desafogar o trânsito na região central e cumprindo o objetivo inicial do projeto, que era oferecer um anel viário ao município. Já o terminal de Cezar de Souza faz parte das iniciativas da administração municipal para a melhoria do serviço prestado à população, tornando o sistema de transporte coletivo mais eficiente e facilitando o deslocamento das pessoas.

Os investimentos em saneamento básico no Cocuera garantirão a prestação de serviços essenciais, projetando o crescimento sustentável à região. Da mesma forma, a melhoria das estradas vicinais e a construção de um Centro de Tecnologia de Agricultura valorizarão o potencial e a identidade das comunidades locais, estimulando a produção e o turismo rural.

Obras de Mobilidade
• Corredor viário ambiental: interligação Mogi-Guararema e Av. Castelo Branco
• Corredor viário ambiental : interligação Mogi-Bertioga e Mogi-Salesópolis
• Terminal de ônibus em Cezar de Souza