Exposição fotográfica do projeto “Se Toque” ocupa o saguão da Prefeitura até sexta-feira

Fundo Social

18 de outubro de 2021

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha, participou, na tarde desta segunda-feira (18/10), da abertura da exposição fotográfica do projeto “Se Toque”, que ocupará até o final desta semana o saguão do prédio-sede da Prefeitura de Mogi. Com visitação livre, a mostra faz parte da agenda especial em celebração à campanha Outubro Rosa.

A iniciativa é da produtora de arte Camila Francini, com cliques de Guilherme Silva e veio à Prefeitura após parceria com o Fundo Social. A ação foi idealizada em 2017 e chega à sua terceira edição, com a promessa de ressaltar a beleza da mulher real e trazer à tona uma maior conscientização sobre o autocuidado e a prevenção. O ensaio fotográfico conta com cliques de 11 mulheres, sendo a presidente do Fundo Social uma delas. “A produção foi impecável e é uma causa muito válida, pois ressalta a importância de as mulheres se reconhecerem, se valorizarem e se cuidarem”, pontua.

Para a edição de 2021, o projeto traz a temática de flores, como simbologia do que acontece quando a mulher decide conhecer melhor a própria essência. “Durante a criação da campanha, entendi que muitas mulheres não faziam o autoexame por não conhecerem seus corpos e isso partia de um tabu ou até mesmo vergonha de olhar para si. Eu vejo o autoexame como algo ligado ao amor próprio, a florescermos dentro do nosso corpo”, explica a idealizadora, Camila Francini.

A exposição ficará no prédio da Prefeitura até esta sexta-feira (22/10) e estará aberta para visitação conforme os horários de funcionamento da sede do Executivo (8h às 17h). A equipe completa responsável pela produção das fotos é composta por Camila Francini, Guilherme Silva, Débora Slechticius, Mariah Gama, Dani Napomucena, Aline Rodrigues, Taís Morgado e Thaís Floriano.

Este é uma das muitas ações organizadas pelo Fundo Social em alusão à campanha Outubro Rosa. A próxima, programada para o dia 22, é o  Ritmo Rosa, mais um aulão promovido numa parceria entre o Fundo Social e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A edição será noturna, acontecerá na Avenida Cívica e, aos participantes, será pedida a doação de leite em pó, que será distribuído para instituições sociais que atendem pessoas com câncer.

Já no dia 26 de outubro, para marcar o encerramento da programação especial em alusão ao Outubro Rosa, um grupo de cabeleireiros da cidade doará ao projeto Cabelegria o fruto de parte dos serviços que prestarem nesse dia. E os clientes que cortarem o cabelo com algum dos cabeleireiros envolvidos na iniciativa poderão também doar as mechas resultantes ao banco de perucas da cidade.

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa do Fundo Social de Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.