Faltas de pacientes às consultas e exames prejudica o atendimento na Saúde

Secretaria de Saúde

15 de março de 2022
Posto de Saúde do Santo Ângelo registrou um dos mais altos índices de absenteísmo (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos mogianos que não faltem às consultas, retornos ou exames confirmados. E, caso não possam comparecer, que informem pelo SIS 160 com pelo menos dois dias de antecedência para que a vaga possa ser direcionada para outra pessoa na espera. 

Nos primeiros 10 dias de atendimento ampliado para consultas e retornos na Rede Básica, foram registradas 1.934 ausências de pacientes. “Estamos reforçando equipes e buscando diversas alternativas para atendermos à demanda reprimida gerada durante a pandemia, mas a população precisa colaborar. As faltas causam um enorme prejuízo ao serviço público e também aos pacientes que esperam por uma vaga”, lamenta o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior. 

Entre os dias 1º e 12 de março, a Secretaria Municipal de Saúde agendou 8.841 consultas em 19 unidades, mas somente 6.907 pacientes compareceram. Foram ofertadas 3.297 vagas para Ginecologia e 5.544 para Clínica Médica, das quais compareceram 2.506 e 4.401 pacientes, respectivamente, resultando em 791 ausências em Ginecologia e 1.143 em Clínica Médica. 

Os números representam uma média de 22% de absenteísmo, mas, dependendo da unidade, os índices chegam a 30%. O Posto de Saúde Santo Ângelo, por exemplo, abriu 208 vagas para Ginecologia em 10 dias, das quais somente 139 pacientes compareceram: foram 69 ausências, o que equivale a 33% de absenteísmo. Na Clínica Médica, das 449 vagas ofertadas, 319 pacientes compareceram e 130 faltaram (29%).

Na Unidade Nova Jundiapeba, foram 731 consultas agendadas somente em março, até o dia 12, das quais 535 foram realizadas e 196 foram perdidas por ausência dos pacientes. Foram desperdiçadas 93 vagas de Ginecologia e 103 de Clínica Médica. 

As faltas aumentam o tempo de espera por agendamento. O SIS 160 envia mensagens com antecedência aos munícipes e, quem não puder comparecer, deve responder essas mensagens e disponibilizar a vaga para outra pessoa.

Exames

Somente na primeira quinzena de março, a Secretaria Municipal de Saúde já perdeu mais de mil vagas para exames de especialidades variadas como ultrassografias diversas, eletrocardiograma, tomografia, endoscopia e colonoscopia, entre outros. De 5.437 procedimentos agendados e previamente confirmados, 1.014 pacientes deixaram de comparecer sem qualquer aviso prévio que possibilitasse a disponibilidade da vaga para outra pessoa. Destes, 179 estavam marcados para os mutirões que estão sendo realizados em horários alternativos e finais de semana em diversos locais como Unica de Jundiapeba e o Hospital Municipal. 

Atendimento Estendido

Com a reposição de médicos nas unidades de maior demanda e atendimento estendido aos sábados, a partir de Março a Secretaria Municipal de Saúde realizou a ampliação da oferta de vagas para consultas e retornos na Rede Básica de Saúde. Os novos atendimentos ocorrem por meio de um complemento no contrato já existente com o Cejam – Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim, responsável pela contratação dos profissionais. No total, devem ser ofertadas 16 mil novas consultas por mês.