Final de semana terá operação de fiscalização para evitar aglomerações

Secretaria de Segurança

05 de março de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Segurança terá um trabalho especial de fiscalização neste final de semana para evitar aglomerações e verificar as restrições determinadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O trabalho terá a participação da Guarda Municipal e de Departamento de Fiscalização de Posturas, além do apoio da Polícia Militar. 

O trabalho fará o acompanhamento e o patrulhamento em locais com risco de ocorrência de aglomerações e dos chamados pancadões. Entre os pontos estão o Parque Monte Líbano, o Parque Olímpico, os distritos de Jundiapeba e de Cezar de Souza. 

Os fiscais também observarão o cumprimento das normas de funcionamento de estabelecimentos comerciais, dentro das regras de restrição. Desde quarta-feira (03/03), Mogi das Cruzes já está adotando o regramento mais restritivo e, a partir da 0h deste sábado (06/03), todo o estado entra na Fase Vermelha do Plano São Paulo. 

As medidas de restrição buscam diminuir a circulação de pessoas e as aglomerações, freando a disseminação do coronavírus entre a população. O Brasil vive uma fase crítica na pandemia, com aumento no número de casos confirmados, internações e mortes. Ao mesmo tempo, a ocupação de leitos de enfermaria e de unidades de terapia intensiva está muito grande e chegam próximo a 100%, como no caso de Mogi das Cruzes.

Durante esta fase de maior restrição, apenas os serviços essenciais podem funcionar, como estabelecimentos de saúde, mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e serviços de alimentação em drive-thru ou retirada. Bares, serviços de alimentação com consumo local, adegas e tabacarias estão entre os estabelecimentos que não podem funcionar.

Desde quarta-feira, quando as medidas mais restritivas começaram em Mogi das Cruzes, as equipes de fiscalização intensificaram os trabalho. Até a noite desta quinta-feira (05/03), foram registradas uma autuação por desrespeito ao decreto Covid-19 e 15  notificações referentes ao decreto Covid-19, além de 48 casos em que foi necessária apenas a orientação. 

A população também pode colaborar com este trabalho por meio de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp.