Fundo Social de Solidariedade recebe a doação de 100 cobertores da LBV

Fundo Social

15 de junho de 2018
A LBV de Mogi das Cruzes, que tem sede na Vila Moraes, arrecadou e doou para o Fundo Social de Solidariedade 100 cobertores para a Campanha do Agasalho (Divulgação/ CCS)

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã desta sexta-feira (15/06), a doação de 100 cobertores, que foram arrecadados pela Legião da Boa Vontade (LBV) de Mogi das Cruzes. Todas as peças serão doadas à comunidade da cidade, por meio da Campanha do Agasalho 2018, que segue até o dia 27 de julho.

A entrega aconteceu na sede da entidade, na Vila Moraes e contou com apresentações artísticas protagonizadas pelas crianças que participam de oficinas e são atendidas pela LBV. Foram duas apresentações de dança e uma do coral ecumênico, também formado por crianças das redondezas.

“Esse tipo de parceria é muito importante para o Fundo Social, pois fortalece nossa campanha e nos ajuda a atender  todas as entidades cadastradas”, destacou José Luiz Furtado, que representou a presidente do Fundo Social, Karin Melo, na entrega.

Ao todo, a LBV arrecadou 500 cobertores, que foram distribuídos também às famílias diretamente atendidas pela entidade e ao Centro POP, que faz o atendimento à pessoas em situação de rua e é um equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A LBV atende a um total de 121 famílias dos bairros do entorno da sede e tem cinco entidades parceiras. A unidade é referenciada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Layr e desenvolve um trabalho social de fortalecimento de vínculos, encaminhamentos para a rede e oferta de oficinas.

A Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade tem por meta arrecadar milhares de roupas e peças de frio e distribuí-las a famílias em situação de vulnerabilidade da cidade.

Há cerca de 300 postos de arrecadação na cidade, instalados em pontos estratégicos, como unidades de ensino, supermercados, comércios, igrejas e prédios da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Paralelamente, o Fundo Social monta uma estrutura de separação e distribuição no Tiro de Guerra e em uma associação parceira, situada na Vila Pomar. Esses pontos ficam responsáveis por receber as peças, separá-las e preparar kits para homens, mulheres e crianças. Antes de serem distribuídas, as roupas que necessitam passam por pequenos reparos, como trocas de botões ou de zíperes.

Na sequencia, os kits são encaminhados às cerca de 200 entidades cadastradas junto ao Fundo Social. Este processo faz com que a distribuição seja rápida e também que os kits cheguem àqueles que efetivamente mais necessitam. Isso porque as entidades atuam diretamente nas comunidades, portanto conhecem bem a realidade de cada local.

Vale lembrar que o Fundo Social não espera a campanha acabar para fazer a distribuição das peças. Tão logo chegam as arrecadações, o processo de separação e entrega já é realizado.

Quem quiser participar da Campanha do Agasalho pode procurar um dos pontos de arrecadação ou então entrar em contato direto com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)