Guarda Civil Municipal flagra assalto com réplica de arma de fogo

Secretaria de Segurança

25 de novembro de 2025
Réplica de arma de fogo estava com um adolescente, que tentou assaltar motociclistas que passavam pela Vila Industrial (Divulgação/PMMC)

A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes flagrou na madrugada desta terça-feira (25/11) um assalto na Vila Industrial envolvendo um menor de idade e uma réplica de arma de fogo (simulacro). A equipe foi até o bairro para atender a um chamado feito por moradores ao Centro de Operações Integradas (COI).

Um adolescente, que portava um simulacro, estava dando voz de assalto a motociclistas que passavam pelo local. Uma das vítimas percebeu que a arma era de brinquedo e reagiu, dominando o infrator.

Outra vítima viu de longe que os dois estavam em luta corporal e voltou para ajudar, segurando o adolescente. A Guarda chegou em seguida e assumiu a ocorrência, evitando que o crime fosse concretizado ou que houvesse feridos. 

A equipe localizou o responsável pelo jovem e encaminhou os dois à Central de Polícia Judiciária (CPJ), cumprindo rigorosamente o que preveem os artigos 107 e 178 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É importante ressaltar que a nossa orientação é que a vítima nunca reaja, mesmo que perceba que a arma é de brinquedo. Existem simulacros muito semelhantes às armas reais e até para agentes de segurança às vezes é difícil diferenciar. Por isso, não devemos arriscar. Os moradores fizeram muito bem em nos acionar. Nestes casos, o recomendado é ligar para a Polícia Militar (190) ou para o COI da Prefeitura de Mogi das Cruzes (153)”, alerta Gilberto Ito, secretário municipal de Segurança.

A autoridade policial de plantão na CPJ ouviu as versões dos envolvidos e determinou a abertura de inquérito e entrega do adolescente aos pais com o compromisso de comparecimento em juízo em data a ser agendada.