Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é premiado em evento estadual sobre doação de órgãos     

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

15 de outubro de 2025
Hospital Municipal é premiado por ações para incentivar a doação de órgãos (Divulgação - PMMC)

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) foi premiado na categoria “Reconhecimento pelo Compromisso com a Doação de Órgãos 2025” durante o IV ECESP - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs), realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo.

O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo, reuniu profissionais de saúde de todo o Estado com o objetivo de compartilhar experiências, discutir avanços e fortalecer o processo de doação de órgãos e tecidos. A iniciativa valoriza o desempenho das equipes envolvidas nesse processo, reunindo representantes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

Em Mogi das Cruzes, o Hospital Municipal, gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC) em parceria com a Prefeitura, tem se destacado pela atuação de sua CIHDOTT. Em função do perfil assistencial da unidade, as captações são majoritariamente de córneas. Desde o início dos trabalhos, em fevereiro de 2024, já foram realizadas 20 captações na unidade.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca o reconhecimento estadual e o impacto humano da doação de órgãos. “Cada doação representa uma oportunidade real de transformar e salvar vidas. O trabalho realizado pelo Hospital Municipal é motivo de orgulho para Mogi e reforça nosso compromisso em promover uma saúde pública humanizada, técnica e de excelência”, avalia.

A diretora-geral do Hospital, Amanda Correa da Cruz, também avalia a importância da premiação. “Reconhece a excelência do trabalho desenvolvido pela CIHDOTT e os esforços de toda a equipe na captação de doadores de órgãos e tecidos. Reafirmamos, com isso, nosso compromisso com esta causa tão nobre e que simboliza tantos recomeços de vida”, aponta.

Evento

Realizado em alusão ao Setembro Verde, mobilização nacional de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, o IV ECESP teve como propósito reconhecer o trabalho das equipes hospitalares, fortalecer as ações de incentivo à doação e discutir estratégias para ampliar o número de doadores efetivos.

As Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) têm papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores, atuando de forma cooperativa com as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Ambas são corresponsáveis pelo processo de doação e pela continuidade da esperança de vida para quem aguarda um transplante.