Infectologista do Emílio Ribas presta orientações aos profissionais de saúde de Mogi

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

23 de abril de 2020
O infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Carlo Gorinchteyn, esteve em Mogi das Cruzes para atualizar os profissionais de saúde sobre ações e procedimentos adotados no enfrentamento ao coronavírus . . .

O infectologista do Hospital Emílio Ribas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jean Carlo Gorinchteyn, esteve em Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (22/04) para atualizar os profissionais de saúde sobre ações e procedimentos adotados no enfrentamento ao coronavírus. Ele elogiou a iniciativa do prefeito Marcus Melo pela realização de testes rápidos em massa para uma amostragem da situação na cidade.

“É muito importante essa testagem em massa, como Mogi das Cruzes já está fazendo, para apontar qual a prevalência do vírus na cidade, se já passou ou está passando. Enfim, são informações que poderão direcionar os próximos passos e ações com respostas interessantes do ponto de vista epidemiológico”, explicou Gorinchteyn, que também comentou sobre o trabalho mogiano em entrevistas de rede nacional. 

A coleta de dados e materiais deve ser concluída nesta semana com a testagem de 1 mil pessoas em diferentes pontos de toda a cidade. O principal objetivo é saber qual é a parcela da população que teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas. O levantamento é conhecido como estudo randomizado e nele se testa as pessoas aleatoriamente, sem escolha prévia. Dentro de 21 dias, as mesmas pessoas serão submetidas a um novo teste para reavaliação. 

Desde as primeiras medidas de combate ao coronavírus em Mogi das Cruzes, o infectologista do Emílio Ribas tem prestado informações e esclarecimentos à equipe técnica. No encontro desta quarta-feira (22/4), ele trocou informações com médicos e profissionais de enfermagem sobre diversos assuntos, entre eles o uso cloroquina e outros tratamentos indicados para pacientes da Covid-19. “O dr Jean falou aos nossos profissionais sobre casos de sucesso, estudos com medicamentos e outras situações que podem ajudar nossa equipe nas decisões e cuidados”, explico prefeito.