Instalação de redes de esgoto no Parque das Varinhas ultrapassa 80% de execução

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de março de 2023
Obras no Parque das Varinhas avançam com implantação de redes coletoras de esgoto (Divulgação/ PMMC)

As obras do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para instalação do sistema de esgotamento sanitário no Parque das Varinhas avançam com a implantação de redes coletoras, que chegam a 86% de um total de 11,4 quilômetros previstos. O coletor-tronco – tubulação de maior porte – está com 43% de execução, de um total de 3,4 quilômetros. O investimento em todo o sistema será de R$ 11,8 milhões e beneficiará quase 3 mil moradores do bairro, que fica no distrito de Jundiapeba.

Do total que será investido nas obras, R$ 10,5 milhões são recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), após aprovação de projeto elaborado pelo Semae, e mais R$ 1,3 milhão da própria autarquia, como contrapartida.

Além das redes e do coletor-tronco, o projeto prevê a construção de 4 estações elevatórias (que fazem o bombeamento) de esgoto, 2,8 quilômetros de rede de recalque (tubulação que conduz os efluentes por meio de bombeamento), 502 ramais de ligação, 49 sistemas individuais de tratamento de esgotos e 291 poços de visita (conhecidos como “bueiros”, os poços de visita são pontos de acesso a redes para intervenções no sistema, como manutenção, por exemplo).

O complexo será interligado à elevatória do Jardim Santos Dumont III, de onde o esgoto será encaminhado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.

A obra beneficiará a população atual de aproximadamente 2.800 pessoas – mas a estrutura terá capacidade para atender até 5 mil moradores.

A previsão é concluir as obras em 2024.

Núcleos isolados
O Parque das Varinhas é um dos bairros que integram o projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados. Os demais núcleos pleiteados serão Biritiba-Ussu, Chácaras Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna).

O investimento – na elaboração dos projetos para todos os oito núcleos – foi de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ R$ 1,1 milhão do Município. Nesta etapa, o Semae realizou os estudos para, posteriormente, buscar recursos para as obras, tal como ocorreu para o Parque das Varinhas.

Em Mogi das Cruzes, um núcleo isolado que já conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto é a Vila Andrade, em Sabaúna.