"Jogos da Alimentação Saudável" da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes conclui sua última etapa

Secretaria de Educação

29 de outubro de 2024
Na EM Lourenço Della Nina, os pais relataram que seus filhos estão experimentando mais frutas, legumes e verduras (Divulgação/PMMC)

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped), concluiu a quarta e última etapa da edição deste ano dos "Jogos da Alimentação Saudável". Com as atividades, as escolas e creches participantes destacaram a melhora na seletividade alimentar e nos hábitos alimentares das crianças.

O projeto, que faz parte do programa de Educação Alimentar Nutricional do DAE desde 2021, contou com a participação de 66 unidades escolares, incluindo escolas municipais e creches subvencionadas. A secretária de Educação, Marilu Beranger, destacou a importância da iniciativa. "Temos certeza de que esta edição teve um impacto positivo e significativo na vida de nossas crianças", afirmou. 

A última etapa, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, foi dedicada a um levantamento de dados e discussão sobre o tema. “Nesta fase, observamos uma melhora significativa nos hábitos alimentares das crianças, com resultados positivos tanto nas escolas quanto nas famílias. Conseguimos alcançar nosso objetivo principal: plantar a semente da mudança, conscientizando a equipe escolar e os pais sobre a importância da alimentação saudável”, declarou a nutricionista e responsável técnica do DAE, Bruna Mariana Braga. 

A coordenadora pedagógica, Priscila Mayumi, do Cempre Drª Ruth Cardoso, no Jardim Layr, comemorou os resultados positivos. “A experiência foi muito produtiva e de grande importância para conseguirmos diminuir a seletividade alimentar. O tema ‘alimentação saudável’ já faz parte da nossa rotina, pois trabalhamos em forma de projeto no 1º semestre, deste modo, os jogos complementaram o trabalho desenvolvido. As crianças gostaram muito, ficaram eufóricas e na sua grande maioria começaram ou, melhor, aceitaram experimentar os alimentos”, disse. 

Ana Maria Máximo, diretora da EM Lourenço Della Nina, em Jundiapeba, falou sobre a receptividade das crianças. "Desde o início do ano já havíamos colocado como projeto da unidade escolar a Alimentação Saudável, e os jogos vieram somar essa experiência para todos. Foi muito prazeroso trabalhar o assunto, pois vemos como as crianças se empolgaram e cada selo recebido foi compartilhado e comemorado com as crianças. Esperamos que a semente que plantamos esse ano venha dar bons frutos e que possamos estar multiplicando essa experiência por muito tempo”.

A iniciativa foi elogiada pelos familiares dos alunos. Cleide Duarte, diretora pedagógica do Núcleo Castelo Forte I, no Mogilar, destacou a importância do projeto para as famílias. “Eles acreditam que ações como essas são muito positivas porque em casa a aceitação sempre é mais difícil do que no coletivo da creche”.

No Ceic Raio de Luz I, no Residencial Novo Horizonte, a diretora pedagógica Eliana Flois também compartilhou a receptividade dos pais. “Eles acharam a proposta muito importante e relevante, inclusive, muitos falaram que irão incentivar ainda mais as crianças em casa”. A unidade escolar relatou que as crianças ficaram animadas e demonstraram bastante curiosidade em aprender sobre os alimentos. “Elas adoraram serem envolvidas nas atividades práticas, como ir à horta, colher os alimentos e preparar as receitas. Foram vivências e experiências que levarão para a vida”, completou Eliana.

O encerramento da segunda edição dos Jogos da Alimentação Saudável será realizado na primeira quinzena de novembro, com os sorteios entre as escolas que cumpriram todas as etapas do projeto e receberam os quatro selos de participação. As escolas sorteadas irão visitar locais importantes para a alimentação escolar do município no início de dezembro. A primeira sorteada irá a uma plantação de agricultores rurais da cidade e a segunda visitará o DAE para conhecer o fluxo de abastecimento do local e suas instalações.