Jogos Escolares da Sustentabilidade chegam à última semana com o tema “Mudanças Climáticas”

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

28 de junho de 2022
Crianças participaram do plantio de mudas no Cempre Benedito Sérgio Moretti na semana passada (Divulgação/PMMC)

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade estão na última semana e as escolas participantes desenvolverão, até sexta-feira (1º/7), ações relacionadas ao tema “Mudanças Climáticas”. Os jogos são a programação do Junho Ambiental deste ano e são realizados por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e do Verde e Meio Ambiente. Na semana passada, as escolas realizaram um plantio de mudas, com um total de 107 espécies plantadas.

Para esta semana, os alunos da Educação Infantil gravarão uma turma de crianças cantando uma música relacionada com a temática ambiental. O vídeo terá formato MP4, com duração mínima de um minuto, e será enviado para a Secretaria do Verde por e-mail.  Já os estudantes do Ensino Fundamental e Médio produzirão um vídeo/animação com foco em conceitos ambientais, com duração de 1 a 3 minutos.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, faz um balanço positivo dos Jogos Escolares da Sustentabilidade: “Estamos resgatando o espírito das gincanas escolares, com atividades diversificadas e uma grande participação dos alunos, que se tornam multiplicadores dos conceitos que recebem”, afirmou. A educadora ambiental Carla Panzeri, reforça a importância da programação: “A cada semana, os jovens trabalharam um tema diferente, o que foi muito enriquecedor”, frisou.

No plantio de mudas ocorrido na semana passada, os estudantes se dividiram em grupos e plantaram as mudas nas escolas. No dia anterior, técnicos da Secretaria do Verde estiveram na escola abriram os berços para receber das mudas. Mas os alunos também colocaram as mãos na terra e literalmente fizeram o plantio das espécies, com a ajuda de enxadas, pás e regadores.

Participam dos Jogos da Sustentabilidade 27 escolas, sendo 15 municipais, nove estaduais e três particulares, com aproximadamente 3,2 mil estudantes envolvidos diretamente. Eles desenvolvem atividades semanais colaborativas – e não competitivas – realizadas pelas escolas inscritas, com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município.

As escolas que completam as tarefas e recebem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganham o selo do Objetivo de Sustentabilidade correspondente. Aquelas que executarem as ações e conquistarem selos dos quatro ODSs ganharão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e participarão ainda do sorteio de uma horta – a Secretaria do Verde e Meio Ambiente dará como prêmio um Projeto de Sustentabilidade para a escola, que será sorteado e poderá ser uma horta ou uma ação de arborização, por exemplo.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.