Gabinete
A prefeita Mara Bertaiolli esteve na manhã desta quarta-feira (19/11) no Distrito de Jundiapeba para acompanhar o início de mais um mega mutirão de zeladoria e serviços públicos. O trabalho foi iniciado nesta segunda-feira e se estenderá até o dia 30 deste mês, juntamente com as comemorações do aniversário de 87 anos do Distrito.
O mutirão conta com a participação de quase 240 funcionários das mais diversas Secretarias Municipais, além de 25 veículos leves, 67 máquinas e equipamentos. O foco de atendimento está nas principais vias e praças de Jundiapeba, como Praça Veteranos de Guerra, avenida Altino Arantes, o Largo da Feira, a rua Pedro Paulo dos Santos, a Praça da Liberdade e imediações.
“Estamos iniciando mais um grande mutirão em Jundiapeba, que é praticamente uma cidade, com mais de 20 mil famílias. Isso não é apenas um mutirão de obras e serviços públicos, é a Prefeitura trazendo o seu trabalho para perto das pessoas, envolvendo a comunidade e deixando o Distrito melhor para todos", destacou. Na oportunidade, a prefeita se reuniu com os funcionários, agradecendo o empenho de todos os servidores envolvidos na força tarefa.
Nesta primeira semana, estão participando ativamente as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Zeladoria, Mobilidade e Trânsito, Saúde e Bem-Estar, Segurança, Assistência Social e Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). As equipes de serviços urbanos já começaram a executar os trabalhos de tapa-buraco e recapeamento, roçada e capinagem, limpeza e manutenção de espaços públicos, limpeza de córregos e valetas, poda de árvores e serviços de jardinagem, pintura de guias, postes e sarjetas, manutenção da iluminação pública, serviços de drenagem, recolha de lixo e resíduos.
Já a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito está cuidando da sinalização de solo, manutenção e limpeza de placas de trânsito, manutenção das placas indicadoras de ruas e semáforos. A Secretaria de Segurança, por sua vez, está presente com a Fiscalização de Posturas, combatendo práticas que ferem a legislação, como a colocação de propaganda irregular em postes. Os guardas civis municipais reforçam a segurança preventiva no Distrito, aliado aos totens de monitoramento por câmeras, instalados em pontos estratégicos de Jundiapeba.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar estão atuando no combate à dengue, vistoriando imóveis para identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além do uso de drone para mapeamento de áreas de difícil acesso e de grandes dimensões com risco de proliferação do mosquito, aplicação de larvicidas e distribuição de folders com orientações sobre cuidados preventivos.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social integra a força-tarefa com um novo serviço: desde o início da semana, o CIC de Jundiapeba passou a fazer a atualização e desbloqueio do Cadastro Único (CadÚnico). Até então, os serviços só eram prestados na Central de Cadastro Único, no Centro da cidade. A descentralização é importante, uma vez que 18.868 famílias mogianas, o que representa 25,38% do total de inscritos no CadÚnico, residem em Jundiapeba.
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também participa da ação, com serviços de desobstrução de redes de esgoto, conserto de vazamento de água, manutenção de poços de visita, raspagem e recomposição de asfalto, tapa-buraco, além de prestar orientações aos consumidores.
Os equipamentos e máquinas completam a força-tarefa: caminhões térmicos e munck, cestos aéreas, rolos para compactação, caminhão hidrojato, tratores, caminhão pipa e roçadeiras estão presentes até o final do mês em Jundiapeba. No decorrer da segunda quinzena de novembro, outras Secretarias passarão a integrar o mutirão, com serviços complementares. São elas: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Meio Ambiente e Proteção Animal, Agricultura e Abastecimento, Planejamento e Urbanismo, Obras e Infraestrutura.
Também participaram da vistoria o vice-prefeito, Teo Cusatis, seu chefe de Gabinete, Eli Nepomuceno, os secretários municipais diretamente envolvidos na ação, e os vereadores Edson Santos, Antonio José da Silva Neto, Eduardo Ota, Pedro Komura, Milton Lins da Silva e Antonio Neto, o Tonhão, que é de Jundiapeba e assumiu o compromisso de adotar a Praça Veteranos de Guerra após as melhorias que a Prefeitura está promovendo no local.
Trabalho por Jundiapeba
O Distrito está sendo diretamente contemplado pelas obras de desassoreamento do Rio Jundiaí, que contribuem para a diminuição na ocorrência de alagamentos. Os serviços são executados em parceria com a SP Águas, do Governo do Estado e se estendem da adutora da Sabesp, na Vila Nova Jundiapeba até a avenida Comendador Fumio Horii, mais conhecida como avenida das Orquídeas, numa extensão total de 2 mil metros.
Acabam de ser concluídas as obras de prevenção às enchentes na região do Santo Ângelo, em Jundiapeba. As ações, realizadas em conjunto pelas Secretarias de Agricultura e Segurança Alimentar e de Serviços Urbanos e Zeladoria, tiveram duração de cerca de dois meses e consistiram no aprofundamento de pouco mais de dois quilômetros de valetas às margens do Rio Jundiaí, ação fundamental para melhorar o escoamento das águas e reduzir o risco de transbordamentos durante o período de chuvas. Também foram implantadas tubulações de grande porte, com 1,2 metro de diâmetro, ampliando a capacidade do sistema de drenagem e garantindo maior eficiência no fluxo hídrico da região.
Jundiapeba foi o primeiro local a ser atendido por um mega mutirão de zeladoria, logo no início do ano. Por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, diversas Secretarias atuaram simultaneamente no Distrito, atacando de forma emergencial passivos de manutenção e contribuindo para minimizar problemas já em meio ao período de chuvas.