Mais de 1 mil crianças são atendidas com o início de atividades de cinco unidades escolares

06 de dezembro de 2021

O CEIM Prof. e Hist. Jurandyr Ferrazde Campos, na Vila São Sebastião, foi a quinta unidade escolar que iniciou as atividades entre os meses de novembro e dezembro. O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (06/12), contou com a presença da comunidade, autoridades e da família do patrono. Mais de 1 mil alunos serão atendidos nestes prédios, que marcam o novo momento da educação mogiana com a ampliação do atendimento e a oferta de uma educação de máxima qualidade.

Além da creche da Vila São Sebastião, iniciaram as atividades os CEIM Ver. José Marcos Gonçalves e CEIM Profª Leila de Queiroz Beneforti, em Jundiapeba, o CEIM Profª Ivone Baghoss, na Vila Estação. Cada unidade tem capacidade para atender 195 estudantes. Foram entregues também as novas instalações da EM Prof. Benedito Estelita de Mello, no Socorro, que passou atender turmas de creche e ampliou sua capacidade de 200 para 450 alunos.

“Esta é a quinta creche que inicia as atividades e é simbólica que ela traga o nome do professor Jurandyr, uma referência na história de nossa cidade. Estamos começando uma nova metodologia de ensino, onde de fato se reconheça a nossa cidade”, disse o prefeito Caio Cunha, que estava ao lado da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha.

A unidade escolar da Vila São Sebastião é administrada pela entidade Lar da Criança Santa Rita de Cássia, que já administra outras duas creches na cidade. “Agradecemos a todas as entidades subvencionadas da cidade. São grandes parcerias da educação de Mogi das Cruzes e queremos cada vez mais alinhar esse trabalho para oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse o prefeito.

Cunha destacou o compromisso da cidade com a primeira infância. “O município quer nestes próximos anos ser uma referência na educação da primeira infância. É na primeira infância que se forma o caráter, que se formam os primeiros valores de um cidadão. Quando a gente tem a oportunidade de trazer crianças para dentro da escola, que é o lugar onde elas têm que estar, a gente tem a grande possibilidade de ter mogianas e mogianos muito melhores”.

A cidade tem um compromisso para zerar a fila de vagas em creche até o final do mandato. “Nós queremos crianças dentro da creche, dentro da escola e é por isso que assumimos um compromisso até o final do nosso mandato de que todas as crianças que aguardam vagas sejam contempladas, o que não é uma tarefa fácil”, disse Cunha. O secretário de Educação, André Stábile, ressalta que o início das atividades das cinco creches fazem parte da Política Municipal de Acesso construída neste ano para o atendimento a este compromisso da cidade.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler destacou a importância da creche para os estudantes e as famílias. “É um espaço bacana que oferece mais educação e formação. A escola é de todos, das crianças e de todos nós”, disse. O secretário adjunto de Educação, Caio Callegari, falou sobre o trabalho realizado para o retorno das atividades presenciais na rede municipal. “Mogi está a frente dos outros municípios com todo o trabalho que foi feito para o retorno presencial das escolas e continuará sendo referência com a construção que está sendo feita para o Plano da Primeira Infância”.

A família do patrono foi representada pelas filhas do patrono Áurea Cristina e Marcela  Regina Ferraz de Campos Bastos. “É um dia de muita alegria e honra para nossa família. Nosso pai era um homem extremamente culto e tinha uma paixão inegável pela história. Ele tinha muito amor pela cidade e foi dos dias mais felizes quando ganhou o título de cidadão mogiano”, contou. Participaram do evento, os vereadores Eduardo Ota, Malu Fernandes, Osvaldo Antonio da Silva, Pedro Komura e Vitor Emori.