Mais de 300 estudantes da EM Florisa participam de encerramento do projeto de beisebol nas escolas

Secretaria de Educação

O evento marcou o início da programação, que se estenderá por mais quatro escolas até o final da semana

01 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em parceria com o projeto Bunkyo Mogi BBT - Beisebol para Todos, iniciou nesta segunda-feira (01/12) a programação de encerramento deste ano do projeto de beisebol nas escolas. A primeira escola a participar foi a EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, pioneira na iniciativa, que reuniu mais de 300 alunos na quadra da unidade escolar. Todos os alunos receberam medalhas.

O projeto atende cinco unidades escolares, incluindo a escola do Oropó. As atividades do projeto acontecem no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta. “Agradecemos ao Bunkyo pela parceria neste projeto, que tem levado o beisebol para nossas escolas. O esporte contribui para o desenvolvimento integral e proporciona novas oportunidades para as crianças”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho. 

A diretora da escola, Patrícia Fernandes da Silva, agradeceu a participação de todos. “Nós agradecemos muito aos professores, aos alunos e toda equipe do Mogi Beisebol que se dedicaram para que o projeto acontecesse esse ano aqui na escola, a todos os alunos que participaram”. Na escola, o projeto atendeu 373 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola terá um representante no campeonato brasileiro, que será em Londrina, no Paraná, o aluno Samuel Salustiano, 9 anos.

“O projeto nasceu com o sonho de atender a cidade de Mogi das Cruzes ensinando beisebol e valores para as pessoas e as crianças de Mogi das Cruzes. Nosso objetivo foi fazer também que as crianças enxergassem novos sonhos a partir da prática desse esporte que a gente tanto ama”, disse o coordenador geral da modalidade do Bunkyo, Juliano Abe, que esteve acompanhado pela equipe do projeto.

Thiago Januário, ex-aluno da escola e atleta relevado pelo projeto, falou sobre sua trajetória e fez uma homenagem à técnica pedagógica do Departamento Pedagógico (Deped), Ana Maria Tertuliano. “Fui da primeira turma aqui da escola. Consegui me tornar um jogador, um professor e técnico de beisebol.  Agradeço muito a Ana Maria pela oportunidade, se não fosse por ela, eu não estaria aqui. Pude participar da seleção brasileira em 2009, o que foi uma grande experiência para mim e aprendi muito com toda a equipe do projeto. Moro no bairro e fico muito feliz em ver outras crianças tendo essa oportunidade”, contou. 

O esporte tem feito a alegria dos alunos. “É uma alegria, todo mundo junto jogando. É legal estar com os amigos. Todo mundo tem sua vez de jogar”, disse o estudante Maxsuel Conceição Moraes Matos, 8 anos. A aluna Ana Julia de Miranda Silva, 9 anos, já fazia o projeto no Bunkyo. “Quando fiquei sabendo que teria o projeto pela escola, fiquei muito feliz. O beisebol é bom para a criança se exercitar e não ficar muito parado mexendo em tela. É muito legal a gente correr e brincar no esporte”, disse. 

A programação dos eventos de encerramento do projeto neste ano continua nesta terça-feira (02/12) na Prof. Benedito Estelita de Mello (Socorro). 
Na quarta-feira (03/12) será na EM Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera) e na quinta-feira (04/12) na EM Profª Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco (Jardim Ivete). A EM Monteiro Lobato (Ponte Grande) fará seu encerramento na sexta-feira (05/12). A atividade é acompanhada pelo Departamento Pedagógico da Pasta.

A iniciativa é acompanhada pelo Departamento Pedagógico da Pasta. Em  novembro, as escolas participaram de um torneio interescolar. O projeto Bunkyo Mogi BBT - Beisebol para Todos atende crianças de 6 a 12 anos e tem como objetivos promover a formação desportiva e a inclusão social, estimular a autonomia e a cidadania e contribuir para o desenvolvimento integral da criança. O projeto esportivo da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte – LPIE do Governo Estadual, conta com o incentivo fiscal de empresas mogianas, como a Höganäs, Rud, Shibata Supermercados, Embu, Rinnai e Jal.