Mais de 300 estudantes da EM Florisa participam de encerramento do projeto de beisebol nas escolas
Secretaria de Educação
O evento marcou o início da programação, que se estenderá por mais quatro escolas até o final da semana




A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em parceria com o projeto Bunkyo Mogi BBT - Beisebol para Todos, iniciou nesta segunda-feira (01/12) a programação de encerramento deste ano do projeto de beisebol nas escolas. A primeira escola a participar foi a EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, pioneira na iniciativa, que reuniu mais de 300 alunos na quadra da unidade escolar. Todos os alunos receberam medalhas.
O projeto atende cinco unidades escolares, incluindo a escola do Oropó. As atividades do projeto acontecem no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta. “Agradecemos ao Bunkyo pela parceria neste projeto, que tem levado o beisebol para nossas escolas. O esporte contribui para o desenvolvimento integral e proporciona novas oportunidades para as crianças”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho.
A diretora da escola, Patrícia Fernandes da Silva, agradeceu a participação de todos. “Nós agradecemos muito aos professores, aos alunos e toda equipe do Mogi Beisebol que se dedicaram para que o projeto acontecesse esse ano aqui na escola, a todos os alunos que participaram”. Na escola, o projeto atendeu 373 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola terá um representante no campeonato brasileiro, que será em Londrina, no Paraná, o aluno Samuel Salustiano, 9 anos.
“O projeto nasceu com o sonho de atender a cidade de Mogi das Cruzes ensinando beisebol e valores para as pessoas e as crianças de Mogi das Cruzes. Nosso objetivo foi fazer também que as crianças enxergassem novos sonhos a partir da prática desse esporte que a gente tanto ama”, disse o coordenador geral da modalidade do Bunkyo, Juliano Abe, que esteve acompanhado pela equipe do projeto.
Thiago Januário, ex-aluno da escola e atleta relevado pelo projeto, falou sobre sua trajetória e fez uma homenagem à técnica pedagógica do Departamento Pedagógico (Deped), Ana Maria Tertuliano. “Fui da primeira turma aqui da escola. Consegui me tornar um jogador, um professor e técnico de beisebol. Agradeço muito a Ana Maria pela oportunidade, se não fosse por ela, eu não estaria aqui. Pude participar da seleção brasileira em 2009, o que foi uma grande experiência para mim e aprendi muito com toda a equipe do projeto. Moro no bairro e fico muito feliz em ver outras crianças tendo essa oportunidade”, contou.
O esporte tem feito a alegria dos alunos. “É uma alegria, todo mundo junto jogando. É legal estar com os amigos. Todo mundo tem sua vez de jogar”, disse o estudante Maxsuel Conceição Moraes Matos, 8 anos. A aluna Ana Julia de Miranda Silva, 9 anos, já fazia o projeto no Bunkyo. “Quando fiquei sabendo que teria o projeto pela escola, fiquei muito feliz. O beisebol é bom para a criança se exercitar e não ficar muito parado mexendo em tela. É muito legal a gente correr e brincar no esporte”, disse.
A programação dos eventos de encerramento do projeto neste ano continua nesta terça-feira (02/12) na Prof. Benedito Estelita de Mello (Socorro).
Na quarta-feira (03/12) será na EM Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera) e na quinta-feira (04/12) na EM Profª Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco (Jardim Ivete). A EM Monteiro Lobato (Ponte Grande) fará seu encerramento na sexta-feira (05/12). A atividade é acompanhada pelo Departamento Pedagógico da Pasta.
A iniciativa é acompanhada pelo Departamento Pedagógico da Pasta. Em novembro, as escolas participaram de um torneio interescolar. O projeto Bunkyo Mogi BBT - Beisebol para Todos atende crianças de 6 a 12 anos e tem como objetivos promover a formação desportiva e a inclusão social, estimular a autonomia e a cidadania e contribuir para o desenvolvimento integral da criança. O projeto esportivo da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte – LPIE do Governo Estadual, conta com o incentivo fiscal de empresas mogianas, como a Höganäs, Rud, Shibata Supermercados, Embu, Rinnai e Jal.
Prefeitura de Mogi das Cruzes lança programação especial Natal que Abraça a partir do dia 3
Império vence Azulão e é campeão da 1ª Copa Mogi de Futebol Amador
Curso gratuito de banho e tosa da carreta do Fundo Social tem inscrições abertas
Próxima edição da Rua Mais Feliz acontecerá neste sábado em Biritiba Ussu
Mais de 300 estudantes da EM Florisa participam de encerramento do projeto de beisebol nas escolas