Gabinete
Em reunião na prefeitura, nesta quarta-feira (2), a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, recebeu o sinal positivo da Trivia Trens S.A, empresa responsável pela ampliação e modernização da Linha 11 - Coral, de que os mais 2 mil que serão gerados nas obras e na operação sejam priorizados aos mogianos e mogianas. A prefeitura de Mogi das Cruzes, por sua vez, se comprometeu a criar condições para a capacitação das funções mais técnicas.
“Tivemos uma primeira reunião muito produtiva. A concessionária se comprometeu a priorizar as contratações para as pessoas de Mogi das Cruzes.", disse Mara Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis e do gerente de relações institucionais da concessionária, Thiago Rodrigues, que apresentou detalhes do projeto para um grupo de secretários da prefeitura.
A concessão da Linha 11-Coral, junto com as linhas 12 e 13, foi definida em março de 2025 e prevê investimentos de mais de R$ 14 bilhões ao longo de 25 anos. A assinatura do contrato ocorreu em maio de 2025. A fase pré-operacional teve início em julho de 2025, com duração de 12 meses, para transição. A operação comercial plena da nova concessionária está prevista para começar em julho de 2026.
Somente na Linha 11, que corta Mogi das Cruzes de oeste a leste, estão previstos investimentos de R$ 7 bilhões. A previsão é que o número de passageiros transportados passe dos atuais 520 mil parta 690 mil, com os investimentos a serem realizados. Na cidade, o contrato prevê reformas completas nas estações de Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, além da construção da nova estação em Cezar de Souza.
Além da reforma de estações e da nova estação de Cezar de Souza, estão previstas outras obras e intervenções. Esses trabalhos visam à eliminação das passagens em nível, além de melhorias para os pedestres cruzarem a linha férrea em diversos pontos do município.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rinaldo Sadao Sakai, e seu adjunto, Claudio Costa, vão atuar em parceria com a Trivia Trens para captar e disponibilizar vagas de emprego aos mogianos, inclusive a capacitação das áreas técnicas. Uma das opções mencionadas na reunião são os Mutirões de Emprego, realizados pela secretaria para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho e fortalecer a conexão entre empregadores e trabalhadores locais.
Também participaram da reunião a chefe de Gabinete, Neusa Marialva, o adjunto Paulo Oliveira, e os secretários municipais de Governo e Transparência, Guilherme Sever, e de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, além do chefe de gabinete do vice-prefeito, coronel Eli Nepomuceno.