Mogi Contra Fome inicia entrega de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade

Gabinete

14 de maio de 2021
As entregas de cestas de alimentos pelo projeto Mogi Contra Fome tiveram início nesta semana e, nesta sexta-feira, aconteceram na Prefeitura e em Braz Cubas (Divulgação/ PMMC)

O Mogi Contra Fome, uma ação integrada da Prefeitura de Mogi das Cruzes que visa atender cidadãos e famílias mogianas em situação de vulnerabilidade social, deu início nesta semana à distribuição de cestas básicas, que foram recebidas em doação já pela força-tarefa do projeto. Nesta sexta-feira (14/05), uma leva de 350 kits alimentares foi distribuída a pessoas selecionadas a partir do cadastro. Também nesta semana, outras 60 cestas básicas foram entregues.

As entregas desta sexta-feira (14/05) aconteceram na sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes e também em uma instituição parceira, no distrito de Braz Cubas. Todos os contemplados foram contatados por equipes da Prefeitura e a distribuição aconteceu de forma cautelosa, em respeito às normas de distanciamento social e buscando evitar aglomerações.

As equipes da Prefeitura seguem empenhadas no trabalho de triagem dos dados cadastrais, para a definição dos próximos grupos de pessoas a serem atendidos, conforme os critérios de seleção e também a quantidade de alimentos disponível para entrega. Importante destacar que, após o cadastro, as pessoas entram em uma lista classificatória, de acordo com os dados declarados e a ordem de atendimento é definida a partir dessa relação.

Os selecionados são sempre contatados pelas equipes da Prefeitura, com todas as informações e orientações referentes ao recebimento dos kits alimentares. Também está sendo estruturada uma nova logística no que se refere à distribuição dos alimentos, que visa otimizar e facilitar esse processo.

O cadastro seguirá aberto até o dia 31 de maio. Para ser beneficiado, é essencial ser morador de Mogi das Cruzes e ter renda familiar de até três salários mínimos. Também é importante que apenas um membro por família se cadastre e que sejam fornecidas informações reais e atualizadas por parte dos cidadãos.

O projeto trabalha com outra vertente, que é o recebimento de doações, a serem destinadas às pessoas cadastradas. Os alimentos são a prioridade, porém outros itens também podem ser doados por qualquer pessoa física ou jurídica. A frente é comandada pelo Comitê Integrado de Apoio ao Mogiano (CIAM).

Quem puder e quiser contribuir para o projeto pode enviar um e-mail para o querodoar@pmmc.com.br. O CIAM também tem um chamamento público aberto, por meio do qual as pessoas podem se inscrever para fazer doações. Veja o chamamento na íntegra (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/comite-integrado-de-apoio-ao-mogiano/publicacoes). As equipes da Prefeitura estão igualmente empenhadas na otimização do processo de captação, a partir da elaboração de uma logística para o recebimento dos itens doados.

Quem tiver dificuldades com o cadastro online pode entrar em contato pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral, na opção 8.