Mogi das Cruzes deverá se tornar cidade-irmã de Oshawa no Canadá

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

11 de novembro de 2019
O prefeito de Oshawa, Dan Carter, ficou impressionado com Mogi das Cruzes e recebeu a formalização do pedido para que as duas sejam cidades-irmãs. (Foto: Divulgação/PMMC)

A cidade canadense de Oshawa poderá ser a próxima cidade-irmã de Mogi das Cruzes. A proposta de parceria foi feita durante a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, ao Canadá na semana passada. A reunião com o prefeito Dan Carter foi feita na última quinta-feira (07/11) e fez parte da programação de Moraes, que também esteve na Câmara de Comércio Brasil/Canadá e no Consulado Brasileiro em Toronto.

“A cidade de Oshawa tem características parecidas com as nossas. O prefeito Carter ficou impressionado com tudo o que falamos e apresentamos de Mogi e o trabalho realizado pelo prefeito Marcus Melo. Formalizamos o pedido para nos tornarmos cidades-irmãs, estreitando nossas relações comerciais, culturais e em outros segmentos”, disse o titular da Pasta. A reunião contou com a participação do Consulado Brasileiro em Toronto.

A cidade canadense se destaca pelas universidades que recebem alunos de vários países, apoio às startups, tecnologia e agricultura. Em Oshawa, também foram fechadas parcerias com a incubadora Spark Centre para um intercâmbio com as startups do Polo Digital de Mogi das Cruzes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a universidade Durham College com o objetivo de receberem mogianos que queriam estudar o inglês ou um dos cursos oferecidos pela instituição.

A visita teve início no dia 5 de novembro com uma reunião no Consulado Brasileiro em Toronto. No dia 6, o secretário de Desenvolvimento esteve na Câmara de Comércio Brasil-Canadá e no Departamento de Desenvolvimento Econômico de Toronto. A viagem foi feita a convite do Grupo de Comunicação Maná Group City's Book, responsável pela revista "City´s Book", que pela segunda vez retrata o potencial econômico e a infraestrutura de Mogi das Cruzes.

A programação foi encerrada com uma reunião com o cônsul-geral adjunto do Brasil no Canadá, Ademar Seabra da Cruz Júnior, responsável pelo setor de Comércio, Investimentos, Negócios e Inovação do consulado. Júnior elogiou a cidade por buscar apoio no consulado e irá colocar Mogi das Cruzes no radar das relações comerciais entre os dois países. “Foram reuniões bem produtivas em que apresentamos o potencial econômico e as possibilidades que nossa cidade oferece aos que desejam empreender e expandir seus negócios. Trabalhamos para trazer novas parcerias e promover o desenvolvimento de nossa cidade, gerando novas oportunidades de trabalho”, disse Moraes. (Kelli Correa Brito)