Mogi das Cruzes discute implantação de Programa de Saneamento Rural

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

02 de fevereiro de 2026
Durante a reunião, foram apresentados o plano de trabalho e as diretrizes iniciais do projeto, que integra um conjunto de ações coordenadas pelo CONDEMAT+

A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar realizou a primeira reunião de trabalho do Programa de Estudos e Diagnósticos para o Saneamento Rural, uma iniciativa regional do CONDEMAT+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região), com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O encontro reuniu representantes da empresa Maubertec Tecnologia em Engenharia, do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. 
O programa tem como objetivo ampliar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais, periurbanas e núcleos isolados, especialmente em regiões de mananciais. Segundo a engenheira ambiental Marília Tupy de Godoy Pincinato, Maubertec Tecnologia em Engenharia, o trabalho está em fase de diagnóstico técnico e subsidiará ações como a substituição de fossas irregulares, a implantação de sistemas adequados de esgotamento sanitário e a definição de soluções seguras para comunidades afastadas. “Trata-se de uma estratégia regional com foco na proteção ambiental e na melhoria da qualidade de vida no campo”, explica. 
Durante a reunião, foram apresentados o plano de trabalho e as diretrizes iniciais do projeto, que integra um conjunto de ações coordenadas pelo CONDEMAT+, voltadas à proteção ambiental, à gestão dos recursos hídricos e à melhoria da qualidade de vida no campo. Além de Mogi das Cruzes, o programa também contemplará os municípios de Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.
O secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, destacou a importância do programa para o desenvolvimento sustentável da zona rural e a preservação dos recursos hídricos.“Essa primeira reunião marca o início de um projeto estratégico para o município e para todo o Alto Tietê. O saneamento rural é fundamental para garantir qualidade de vida aos produtores, segurança ambiental e proteção dos nossos mananciais, que são responsáveis pelo abastecimento de milhões de pessoas”, afirmou.
O programa, financiado pelo Fehidro, também prevê a futura captação de investimentos e ações voltadas à gestão dos recursos hídricos em municípios produtores de água para a implantação das estruturas de esgotamento sanitário, contribuindo para evitar a contaminação dos mananciais.