Mogi das Cruzes é reclassificada e passa para a Fase Laranja da retomada econômica

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

10 de junho de 2020
O Comitê Gestor reforça o pedido para que os mogianos contribuam com o isolamento e distanciamento social, evitando aglomerações, confraternizações e festas. (Ney Sarmento/PMMC)

Ações de parceria e o diálogo transparente da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o setor produtivo vêm preparando a cidade para a retomada econômica após o período de restrições para o combate ao coronavírus. Nesta quarta-feira (10/06), o governador João Doria anunciou a reclassificação do município da fase vermelha para a laranja no Plano São Paulo. A medida permite a flexibilização da quarentena, com a reabertura de setores comerciais e de serviços.

A reabertura do comércio em Mogi das Cruzes poderá ser feita a partir desta sexta-feira (12/06), conforme definido em reunião entre os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Estabelecimentos comerciais e concessionárias poderão funcionar das 10h às 16h, escritórios e imobiliárias, das 9h às 15h e o shopping center, das 13h às 20h. Os estabelecimentos do comércio de rua, serviços e shopping center poderão funcionar com até 20% de sua capacidade. As igrejas poderão ter atividades com até 30% da capacidade e seguindo protocolos de distanciamento.

Para a reabertura do comércio, Mogi das Cruzes seguirá as normas estabelecidas pelo Governo do Estado para esta etapa. Além disso, também foram feitas conversas com entidades representativas do setor, como a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomercio). As definições também terão a participação dos órgãos de saúde.

“É um trabalho feito com planejamento para que a reabertura do comércio seja feita com toda a segurança, respeitando as normas estaduais e não comprometendo os esforços que foram feitos pelos comerciantes e toda a população durante este período de quarentena. Estamos vivendo a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos, então todas as medidas estão sendo adotadas com responsabilidade”, explicou o prefeito Marcus Melo.

Entre as regras previstas, além dos horários reduzidos de funcionamento, estão a disponibilização de materiais de higiene, como álcool em gel, utilização de máscaras e ações para evitar a aglomeração de pessoas. Também serão previstas ações de orientação e conscientização.

Durante o período de restrição, a Prefeitura desenvolveu ações para estimular o comércio da cidade, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. O destaque é a criação do aplicativo Vetrina, que facilita o procedimento para venda online dos comerciantes. Os cadastrados apresentam seus produtos e a comercialização começa e termina pelo WhatsApp.

Outra ação importante foi a flexibilização da fiscalização da Lei Mogi Mais Viva. Com esta medida, os comerciantes puderam colocar cartazes informativos em suas fachadas com as formas que os consumidores teriam acesso a seus produtos e serviços.

Para o Dia dos Namorados, a Prefeitura também preparou uma ação especial que contará com a participação de artistas da cidade. Eles farão shows online e, durante as apresentações, serão divulgadas plataformas digitais onde os comerciantes poderão anunciais e vender produtos alusivos à data.

Plano de Retomada Econômica

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem atuando em várias ações para apoiar os empreendedores de Mogi das Cruzes e ajudar os setores produtivos da cidade a enfrentar os problemas causados pela crise do novo coronavírus. Este trabalho está reunido no Plano de Retomada Econômica.

Conheça o Plano de Retomada Econômica

O plano tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cidade, a criação de empregos e a geração de renda para empresas e para a população. Ele traz diretrizes nos setores de empregabilidade, de apoio ao empreendedor, de parceria com as indústrias e de inovação tecnológica.

Entre os destaques das ações já realizadas estão o oferecimento de 1.500 vagas em 55 cursos online do programa Emprega Mogi, ações de capacitação e mentorias pela internet desenvolvidas pelo Polo Digital, a abertura de chamamento público para a disponibilização no programa Investe Mogi de áreas que podem receber empresas e as inscrições para o 6º Demoday, que abrirá espaço para novos projetos que buscam parceiros ou mercado.

O Banco do Povo de Mogi das Cruzes também teve uma participação importante no apoio aos empreendedores. Mais de R$ 1 milhão já foi disponibilizado para mogianos, dentro da linha especial de crédito criada pelo órgão para o enfrentamento da pandemia.

A parceria com a indústria também é um ponto a ser destacado no Plano de Retomada. Após reunião entre o prefeito Marcus Melo e representantes das 20 maiores empresas de Mogi das Cruzes, foi definido um compromisso para consumir bens e serviço preferencialmente de empreendedores da cidade. A iniciativa irá gerar muitas oportunidades de negócio para as pequenas empresas do município.