Mogi das Cruzes fecha o primeiro quadrimestre com destaque na geração de empregos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

09 de junho de 2021

Mogi das Cruzes fechou o primeiro quadrimestre de 2021 com um saldo de 2.215 empregos criados, de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Os números são positivos, apesar dos reflexos da crise causada pela pandemia, e colocam o município como destaque na geração de empregos no Alto Tietê.

Se comparados com o mesmo período do ano passado, os números são ainda mais positivos. No primeiro quadrimestre de 2020, a cidade fechou o levantamento com saldo negativo de 3.279 empregos, resultado muito influenciado pelos meses de março e abril, quando começou a pandemia.

Os dados de abril apontam 3.734 contratações e 3.064 demissões, um saldo de 670 vagas. Com o resultado, o chamado estoque de empregos – que é o total de vagas na cidade – superou o patamar dos 100 mil postos, fechando o mês com 100.010 empregos. Os números foram puxados pela indústria e pelos serviços.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, são 16.011 admissões e 13.796 demissões em Mogi das Cruzes.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem adotando uma série de medidas para incentivar a geração de vagas e a manutenção de empregos no município. O trabalho inclui ações de apoio aos empreendedores, atendimento de demandas dos setores econômicos, oferecimento de vagas e capacitação dos trabalhadores.

No início do ano, foi apresentado o Plano de Cooperação Empreendedores Mogianos, com uma série de ações voltadas para buscar um melhor ambiente econômico para a cidade. Para aliviar a situação da crise econômica e das medidas de restrição para enfrentamento da pandemia, a Prefeitura prorrogou o vencimento de parcelas do IPTU e do ISS.

Para oferecer apoio aos pequenos empresários, a administração municipal criou o Auxílio Empresarial Mogiano. A iniciativa destina recursos às empresas, sem a necessidade de devolução posterior. O valor do auxílio depende do número de funcionários registrados pela empresa, com as parcelas variando de R$ 300,00 a R$ 1.500 – o correspondente ao limite de cinco funcionários contratados pelo regime CLT. Até aqui, 777 empresas já se cadastraram para ter acesso ao benefício e 361 já receberam recursos. Foram pagos R$ 290,1 mil em primeiras parcelas e R$ 78 mil em segundas, totalizando R$ 368,1 mil.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também estreitou o relacionamento com empresas e entidades representativas dos diversos segmentos da cidade, desde o comércio e o setor de serviços até a indústria. A pasta também fez articulações com os conselhos municipais para incentivar a empregabilidade de pessoas com deficiência, idosos e grupos vulneráveis. Este trabalho também rendeu a vinda a Mogi das Cruzes de duas empresas, o Grupo Renova e a JAL Metalúrgica.

Em parceria com a iniciativa privada, também vem sendo disponibilizados cursos de capacitação profissional. Foram oferecidas formações em Marketing Digital e em Tecnologia da Informação. Esta última oferece bolsa-auxílio mensal de R$ 500,00, com duração de 3 meses, além da possibilidade de contratação ao final da qualificação.

Mogi Conecta

Para reunir todos os serviços voltados ao desenvolvimento econômico e empregabilidade, a Prefeitura lançou, no mês passado, a plataforma Mogi Conecta. Ela une o acesso a serviços da Sala do Empreendedor, do programa Mogi Conecta Emprego, do Banco do Povo, do Polo Digital e da Escola de Empreendedorismo e Inovação. Além do site, a iniciativa também conta com os espaços decentralizados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para atender a população.

No caso da empregabilidade, o Mogi Conecta Emprego oferece opções para pessoas que procuram uma recolocação no mercado de trabalho, querem mudar de carreira, ou simplesmente buscar novos desafios. Além das opções de busca por novas vagas de emprego, o programa oferece a possibilidade de obter uma orientação profissional que auxilie no processo de decisão. Os mogianos também têm acesso a ações de qualificação, ofertadas por intermédio dos serviços já existentes na Prefeitura e das parcerias com instituições e iniciativa privada.

As empresas têm um espaço garantido para completar o tripé da empregabilidade – profissional, qualificação, oportunidade de trabalho – cadastrando suas vagas disponíveis e demandando a seleção de candidatos para os seus quadros de pessoal.

O acesso pode ser feito pela página mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br