Gabinete
Mogi das Cruzes está presente no evento "Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30", realizado nesta sexta-feira (03/10), no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF). O encontro, promovido pelo Instituto Alana em parceria com a Presidência da COP30 e as academias pontifícias de ciências e ciências sociais (PAS e PASS), reúne cerca de 200 gestores públicos, pesquisadores, lideranças do terceiro setor e representantes do governo federal para debater soluções e compromissos que coloquem crianças e adolescentes no centro das políticas climáticas.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, a participação reforça o protagonismo do município em políticas voltadas à infância. "Mogi das Cruzes participa desse debate para somar à construção de soluções climáticas que reconhecem a infância como prioridade. Estamos avançando em políticas alinhadas ao Marco Legal da Primeira Infância, mostrando que é possível planejar o presente pensando no futuro das crianças", destacou.
O encontro faz parte de uma série de iniciativas voltadas à COP30 e está fundamentado no "Planetary Call to Action for Climate Change Resilience", um chamado global para fortalecer o compromisso de governos e instituições com a adaptação e a resiliência climática. A programação traz painéis e estudos de caso que conectam políticas públicas, ciência e atuação comunitária, destacando práticas inovadoras que relacionam meio ambiente e proteção da infância.
Entre os painelistas estão nomes de destaque como Ana Toni (CEO da COP30), Liliam Chagas (negociadora-chefe da COP30), Raquel Teixeira (secretária da Educação do RS), Joaquin González-Aleman (UNICEF Brasil) e Sinéia do Vale (enviada especial da COP30 para povos indígenas).
Representando Mogi das Cruzes, o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, ressaltou o compromisso do município com as políticas voltadas às crianças. "Participar desse encontro é uma oportunidade para reforçar como Mogi integra educação, saúde, assistência e meio ambiente para colocar as crianças no centro das ações públicas e garantir um desenvolvimento mais saudável e protegido", afirmou.
A participação do município reflete o avanço das políticas públicas locais para a Primeira Infância. O município sancionou recentemente o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) e lançou o Monitor de Dados da Primeira Infância, iniciativas alinhadas ao Marco Legal da Primeira Infância que norteiam estratégias até 2035 e reforçam a transparência e o compromisso com os direitos das crianças.
Também estão em andamento programas como o "Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5" e a estratégia "Cinco Básicos", que integram saúde, educação e assistência social para apoiar o desenvolvimento infantil.