Secretaria de Segurança
Mogi das Cruzes registrou queda nos registros criminais de roubos e furtos pelo segundo mês seguido, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os números referentes ao mês de agosto mostram a eficácia das ações de segurança que estão sendo realizadas na cidade, com investimento da Prefeitura em tecnologia, equipamentos e valorização do trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal.
Os índices de agosto deste ano mostram queda de 26,67% no número de roubos de veículos, comparados com o mesmo mês do ano passado. O número de outros tipos de roubos caíram 6,15%, enquanto os registros de roubos de carga diminuíram pela metade. Já o número de furtos gerais tiveram diminuição de 10,89%, analisados os mesmos períodos.
“Os índices mostram que Mogi das Cruzes se mantém em uma tendência de melhoria na sensação de segurança na cidade. Para a população, estes dados são ainda mais positivos uma vez que apontam a queda em todos os índices de roubo, que são ocorrências com emprego de violência ou grave ameaça. Os investimentos realizados pela administração municipal, como o recente lançamento do Smart Mogi, e a integração da Guarda Civil Municipal com as Polícias Militar e Civil possibilitam uma resposta mais rápida e eficiente para a população e colaboram decisivamente para estes resultados”, destacou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Em julho, a cidade já havia registrado queda de 16,36% no número de ocorrências de furtos e de 14,47% nas de roubos.
O secretário lembrou ainda da importância do trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal com os órgãos estaduais de segurança, em operações realizadas em diversos pontos da cidade. “As Polícias Militar e Civil também estão realizando um ótimo trabalho em nossa cidade e os mogianos só têm a ganhar com esta integração”, reforçou Ito.
Investimentos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de investimentos em segurança no município. Em setembro, foi lançado o Smart Mogi, novo sistema de monitoramento com reconhecimento facial, que já está em pleno funcionamento. Integrado ao banco de dados do Programa Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, ele garante maior eficiência no monitoramento da cidade, com cruzamento de dados. Até o final deste mês, 210 câmeras na região central e nos bairros contarão com o serviço, que permite o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e a identificação de veículos produtos de ilícitos ou vinculados a procurados, entre outras funcionalidades.
A administração municipal também está ampliando o número de câmeras na cidade, com a instalação de 51 novos equipamentos de monitoramento - incluindo 10 que terão reconhecimento facial. Com isso, o número de câmeras de monitoramento na cidade passará para 658 câmeras de monitoramento, sendo 210 câmeras com reconhecimento facial e 448 equipamentos entre leitura de placas de veículos e monitoramento.
A Prefeitura também iniciou as atividades da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), que possibilita que os guardas civis municipais trabalhem no período de folga, realizando o patrulhamento a pé em áreas comerciais e reforçando a presença da corporação em pontos estratégicos do município. A medida permite que o número de agentes nas ruas seja ampliado entre 20% e 25%.
A administração municipal também incorporou ao patrulhamento nas ruas de 64 novos guardas civis municipais, em março. Para isso, a administração municipal investiu R$ 1,7 milhão para a compra de uniformes e coletes balísticos que são usados pelos profissionais.
Em agosto, foi lançado o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma plataforma é direcionada exclusivamente para que mulheres com medidas protetivas possam acionar socorro imediato em casos de urgência e beneficiará mais de 280 mulheres vitimas de violência. O SOS Mulher Mogiana funciona como uma ferramenta de emergência para mulheres que possuem medidas protetivas, permitindo que elas acionem rapidamente a Patrulha Maria da Penha e a Guarda Municipal.
Outro destaque é a reativação da base da Guarda Civil Municipal na praça Oswaldo Cruz, em abril. O local foi totalmente recuperado pela administração municipal e voltou a funcionar 24 horas por dia. Além do atendimento ao público, os guardas civis também atuam no monitoramento da região central. Uma viatura também está designada para o local, tornando o atendimento a ocorrências mais rápido e eficiente.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.