Secretaria de Mobilidade e Trânsito
O número de reclamações dos usuários de transporte público de Mogi das Cruzes teve uma queda de 20% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
Nos meses de julho, agosto e setembro de 2025, foram 162 reclamações, sobre questões relacionadas a horários, comportamento de motoristas, atrasos ou insatisfação com trechos dos itinerários. Em 2024, nos mesmos três meses, foram 202 reclamações.
Os registros são feitos pelos passageiros por meio do aplicativo Colab e pelo telefone 0800 7730 194 e todos são contabilizados e avaliados pela equipe de Transporte da Secretaria de Mobilidade, para que sejam feitos testes e projetos que possam atender aos pedidos dos usuários ou criar alternativas de melhoria no atendimento e no fluxo dos ônibus por toda a cidade.
O retorno às reclamações é passado à Ouvidoria, que encaminha as respostas à população. E os dados servem de base para direcionamentos do setor na pasta.
“Desde janeiro, intensificamos as fiscalizações aos serviços de transporte público, justamente com o objetivo de aumentar a satisfação dos usuários. Hoje, temos um índice de reclamações menor que o do ano passado e estamos percebendo, felizmente, uma tendência de queda ainda maior. É resultado de um trabalho árduo, de ouvir a população, buscar entender as necessidades e particularidades de cada bairro, aplicar mudanças que atendam a essas demandas e fiscalizar”, avalia Ary Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes.
Hoje, Mogi tem 223 ônibus no transporte público, sendo 45 adquiridos e entregues à população em março deste ano pela prefeita Mara Bertaiolli. As novas unidades são mais modernas, menos poluentes e acessíveis para pessoas com deficiência, por meio de elevadores, com espaços para acomodar cadeira de rodas e área para abrigar cão-guia. Todos os 223 veículos atendem 81 linhas de ônibus em 107 bairros do município.
Fiscalização em tempo real
A equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade agora consegue acompanhar o trajeto dos ônibus por aplicativo em tempo real e todos os veículos são vistoriados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Além disso, a pasta tem exigido das concessionárias de ônibus no município a capacitação de todos os seus profissionais, para que haja um padrão de qualidade de atendimento ao usuário adequado, respeitoso e eficiente.
Os usuários podem dar opinião ou fazer reclamações pelo aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 7730 194 (ambos são gratuitos).