Mogi das Cruzes reúne 150 mulheres para a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Secretaria da Mulher

21 de julho de 2025
Antes das plenárias, as participantes receberam acolhimento: café, maquiagem, escuta e atividades para os filhos

A 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reuniu mais de 150 participantes neste sábado (19/07), na Escola Municipal Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba, em um encontro histórico, simbólico e profundamente transformador.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento foi realizado com juntamente entre a Prefeitura - Secretarias da Mulher e Assistência Social – e Conselho Municipal da Mulher. Foram mais de oito horas de ações de escuta, participação e formulação de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres.
Pela manhã houve o acolhimento: café, maquiagem, escuta e o credenciamento das participantes. Em seguida, a sala de abertura foi tomada por mulheres em movimento, com falas potentes e comprometidas com a transformação social. Participaram da mesa de abertura a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, a secretária de Assistência Social, Dani Mariano, a vereadora Inês Paz, além da liderança popular Jenilza Maria dos Santos.
A ministra das Mulheres do Brasil, Márcia Lopes, participou online e reforçou a importância da conferência como instrumento de construção coletiva de políticas públicas amplas, acessíveis e representativas. A jornalista e ativista Juliana Gonçalves também fez uma participação especial, destacando o papel das mulheres negras e periféricas na luta por equidade.
Logo em seguida houve a apresentação do Monitor Municipal de Gênero e Desigualdade, ferramenta inédita, criada pela Administração Municipal, que reúne dados públicos sobre a realidade das mulheres mogianas. O material foi apresentado por Jamile Santana, chefe de divisão da Secretaria de Governo, e deverá orientar políticas públicas mais eficazes e focadas em redução de desigualdades.
Ao longo do dia, os debates foram guiados pelos quatro eixos definidos pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e pelo Conselho Estadual da Condição Feminina:
1.    Governança, instituições e participação popular para garantia dos direitos das mulheres
2.    Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher
3.    Autonomia financeira como estratégia para a igualdade
4.    Cuidar de quem cuida: políticas de saúde integral da mulher
As discussões refletiram realidades diversas e deram origem a propostas práticas e transformadoras, formuladas a partir da escuta ativa, da empatia e da experiência de quem sente, todos os dias, os desafios impostos pela desigualdade.
Ao final do encontro, foram eleitas as delegadas que representarão Mogi das Cruzes na etapa estadual da conferência.
“Pela primeira vez, realizamos esta conferência com duas marcas históricas: a eleição da primeira prefeita da cidade, Mara Bertaiolli, e a criação da Secretaria da Mulher. Essa conquista é estruturante e garante mais foco, legitimidade e qualidade na construção das políticas públicas”, afirmou Lívia Bolina, secretária da Mulher.