Secretaria de Assistência Social
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado nesta sexta-feira, 15 de junho, e Mogi das Cruzes é referência no atendimento aos idosos em todas as áreas. Nos últimos anos, por meio da Coordenadoria Municipal do Idoso, diversas ações e atendimentos são desenvolvidos com foco no envelhecimento saudável, integração social e na garantia dos direitos de quem tem 60 anos ou mais.
Nesta sexta-feira (15/06), por exemplo, Mogi das Cruzes sedia a terceira rodada da Superliga de Vôlei Adaptado, a partir das 8h30, nas quadras do Sesi, em Braz Cubas. O torneio contará com 18 jogos de equipes femininas e masculinas. No primeiro jogo, marcado para 8h30, a equipe mogiana feminina enfrenta o município de Itapecerica da Serra.
A Superliga de Vôlei Adaptado será disputada até o final do ano, com três fases: Regional, Estadual e Nacional. A primeira, iniciada em abril, acontecerá até outubro. Nesta etapa, Mogi das Cruzes disputa com as cidades de Guarulhos, Itapecerica da Serra, Ibiúna, Vargem Paulista, Osasco, Poá, São Paulo, Santos e São Vicente. As equipes vencedoras de cada categoria disputarão a fase Estadual, em novembro. As ganhadoras jogarão a fase Nacional, em dezembro.
As equipes de vôlei adaptado realizam treinamentos no Pró-Hiper, no Mogilar. Localizado no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, o Pró-Hiper presta atendimento exclusivo para os idosos. Destinado a pessoas com mais de 60 anos, oferece avaliação multiprofissional, aulas de musculação e hidroginástica supervisionadas, informática e palestras orientativas sobre qualidade de vida.
No mesmo espaço, funciona também a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso. Além da delegacia, quem tem mais de 60 anos e também pode encontrar ajuda em outros órgãos que cuidam para que o Estatuto do Idoso seja cumprido, como o Conselho Municipal do Idoso e o Comitê Municipal de Combate às Violências Domésticas, responsável pelo estudo dos casos para planejamento de ações e políticas de prevenção. Já o atendimento especializado é feito pelas unidades do Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, no Centro ou em Braz Cubas.
“É muito importante que os idosos conheçam os seus direitos e possam contar com uma rede de apoio especializada e qualificada sempre que houver necessidade. Além disso, a integração e a convivência social contribuem para melhorar o relacionamento dos idosos com a família e a sociedade e, consequentemente, colaboraram para reduzir os casos de violência”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
As violações dos direitos dos idosos mais comuns são a exploração financeira e a negligência com as necessidades básicas de moradia, alimentação e medicação.