Mogi deve receber doses da vacina contra o novo coronavírus nesta semana

Secretaria de Saúde

19 de janeiro de 2021
Hospital Municipal atua na linha de frente no cuidado aos pacientes com a Covid-19 desde o início da pandemia

Mogi das Cruzes deve receber até o final desta semana o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus. De acordo com a grade divulgada pelo Governo do Estado, o município receberá 5.240 doses inicialmente, com novas remessas programadas para as próximas semanas. A informação foi anunciada pelo prefeito Caio Cunha na noite de segunda-feira (18/01), durante live realizada ao lado do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.  

A previsão é que a Secretaria Estadual da Saúde, responsável pelo abastecimento, faça a entrega aos municípios com mais de 200 mil habitantes ainda nesta semana. Neste primeiro momento, a prioridade é vacinar as equipes de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, como profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), hospitais e pronto-socorros. 

“No ano passado, durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, foram imunizados cerca de 9 mil profissionais de saúde em Mogi das Cruzes e o que estamos recebendo inicialmente representa pouco mais de 50% desse total. É muito pouco, por isso vamos vacinar primeiro quem atua na linha de frente de cuidados aos pacientes da Covid-19”, explicou o secretário. 

Durante a live, o prefeito Caio Cunha e o secretário pediram calma para a população, que deve aguardar novas instruções sobre a vacinação. “Estamos com tudo pronto para realizar a vacinação na cidade, com planejamento estratégico nas unidades de saúde e sistema drive-thru, que gerou bons resultados no ano passado, mas tudo isso dependerá do envio de doses pelo Governo do Estado”, explicou Naufel.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a vacinação contra o novo coronavírus será realizada por etapas. Na primeira, estão previstos profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. Em seguida estão previstos os idosos institucionalizados e idosos escalonados por idade. Na terceira fase de imunização entram as pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, entre outras, e a quarta fase deverá ser destinada à imunização de professores, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Apesar do início da vacinação, a população deve manter todos os cuidados amplamente divulgados, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante da mãos (lavagem ou álcool gel).