Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar oficializou, na tarde desta segunda-feira (08/12), a parceria com a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo) para a implantação de medidas e ações de logística reversa, no município, envolvendo embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O primeiro passo dado pela prefeita Mara Bertaiolli foi a assinatura do termo de permissão de uso da área de 1,6 mil m², localizada na Vila São Francisco, para que a Adiaesp possa implantar um posto permanente de coleta de embalagens de defensivos agrícolas e, por consequência, promover ações de logística reversa desses produtos no município.
O terreno está sendo cedido pela Prefeitura pelo período de dez anos. A partir da formalização do termo, a Adiaesp iniciará o processo de licenciamento ambiental, seguido dos trâmites necessários para o início das obras, previstas para 2026. A futura unidade substituirá o posto instalado hoje em Biritiba Mirim, que será desativado, garantindo a manutenção do serviço essencial para produtores de toda a região.
Durante a cerimônia, a prefeita Mara Bertaiolli destacou que a instalação do posto reforça o compromisso municipal com a sustentabilidade e com a segurança alimentar. “Estamos construindo um novo capítulo para a agricultura do Alto Tietê. Mogi das Cruzes fomenta o processo de logística reversa e de práticas que protegem o meio ambiente, o produtor e a população. É um avanço que coloca nosso município em alinhamento com as melhores políticas públicas do país.”
Para o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a medida tem “caráter histórico e de grande importância para o meio ambiente e assistência aos produtores da cidade e região”. “Ter um posto em Mogi é mais do que uma conquista: é a garantia de que nossos produtores poderão descartar corretamente suas embalagens, com segurança e sem longos deslocamentos. Estamos falando de um dos resíduos mais sensíveis do setor agrícola, e oferecer uma solução local é um grande passo para fortalecer a nossa gestão ambiental”, frisou. Renato Abdo lembrou que durante este ano, a pasta realizou duas ações conjuntas com a Adiasp, de coleta itinerante das embalagens. “Foi em março, em Pindorama, e em novembro, em Biritiba Ussu. Nas duas ações coletamos 2,2 toneladas de embalagens”, destacou o secretário.
“A chegada do posto a Mogi não beneficia apenas o município — ela fortalece toda a cadeia produtiva do Alto Tietê. Estamos garantindo um serviço essencial e acessível, que assegura o manejo correto de resíduos e reforça a responsabilidade ambiental dos produtores”, completou Mariana Fraga, secretária-adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar.
Em 2026
Representando a Adiaesp, o engenheiro ambiental e supervisor operacional Pedro Amadeu explicou que a nova unidade integra o processo de expansão da entidade no estado:
“A previsão é iniciar a construção em 2026, logo após a etapa de licenciamento ambiental. Mogi reúne todas as condições técnicas e estratégicas que buscamos. Com este posto, vamos garantir atendimento contínuo aos produtores da região, com segurança e eficiência”
Sobre a Adiaesp
A Adiaesp é responsável pela gestão da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas de Biritiba Mirim, que será desativada após a construção da unidade de Mogi. A entidade atua como elo entre distribuidores/revendas e os produtores rurais, promovendo a destinação correta e sustentável desses materiais. Atualmente, possui 12 Postos de Recebimento e 3 Centrais, atendendo mais de 150 cidades e realizando mais de 10 mil atendimentos anuais a produtores rurais.
Durante o evento estiveram presentes: O vice-prefeito de Biritiba Mirim e Coordenador da Câmara Temática de Agricultura do Condemat, Evandro Toshiyuki Omura, o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fabio Dan, a secretária de Gabinete, Neusa Aiko Hanada Marialva, o chefe de gabinete do vice-prefeito, Eli Nepomuceno, o secretário-adjunto de Planejamento e Urbanismo, Jeferson Martins Borges, a secretária-adjunta de Obras, Leila Alcântara, o secretário de Longevidade, Mauro Mitsuru Yokoyama, secretária da Mulher, Lívia Alessandra Bolina, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, o diretor da CATI Regional de Mogi das Cruzes, João Paulo Nikolaus, o vereador Vitor Emori, além de representantes das associações de produtores.