Mogi inicia a vacinação de crianças contra a Covid-19 neste domingo, dia 16

14 de janeiro de 2022
A partir de março, postos de saúde recebem reposição de médicos de acordo com as maiores demandas para redução da espera por consultas e retornos

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta sexta-feira (14/01), a partir das 18 horas, o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesta primeira etapa, serão atendidas as crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Crianças que não possuem essas condições devem aguardar novas fases da imunização.

O pai ou responsável da criança deve primeiro fazer o pré-cadastro no site estadual do Vacina Já, na opção "CRIANÇAS ATÉ 11 ANOS". Embora não seja obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento no dia da vacinação.

Depois, basta acessar o site www.cliquevacina.com.br para fazer o agendamento da aplicação da vacina, escolhendo local, data e horário. Serão liberadas vagas para atendimento já neste domingo (16/01), das 9 às 13 horas, em cinco unidades de localização estratégica: Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Camila, Nova Aparecida e Vila Natal.

A dosagem para o público infantil será menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. Os detalhes da imunização foram repassados na última quarta-feira (12/01), para cerca de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde durante treinamento sobre organização, fluxo e estratégia.

Mogi das Cruzes deve receber o primeiro lotes da vacina Pfizer contra a Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15/01), composto por 2.300 doses. Além da imunização neste domingo, outras vagas serão disponibilizadas ao longo da semana nas unidades de saúde.

Quem tiver alguma dúvida pode ligar para o SIS 160.

Para a vacinação de crianças, será necessário:

- Que ela esteja acompanhada dos pais ou que o adulto que a acompanhe tenha em mãos o termo de autorização escrita pelos pais.
- Apresentar RG ou certidão de nascimento da criança.
- Documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança.
- CPF ou Cartão SUS para quem não tem CPF (todas as crianças que já utilizam a rede pública de saúde em Mogi das Cruzes, cadastradas no SIS, possuem cadastro no Cartão SUS, mesmo que a família não tenha o cartão impresso).
- Comprovante de endereço em Mogi das Cruzes.
- Caso a criança tenha recebido alguma vacina do calendário de rotina, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde reitera a recomendação para pré-cadastro no vacinaja.sp.gov.br.

Comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
•    Insuficiência cardíaca
•    Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar
•    Cardiopatia Hipertensiva
•    Síndrome Coronarianas
•    Valvopatias
•    Miocardiopatias e Pericardiopatias
•    Doença da Orta, dos Grande Vasos e Fistulas Arteriovenosas
•    Arritmias Cardíacas
•    Cardipoatias Congênitas
•    Próteses Valvares e Dispositivos cardíacos Implantados
•    Talassemia