Mogi promove vacinação contra a Covid para portadores de comorbidades e motoristas neste sábado

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

28 de maio de 2021
Vacinação contra a Covid-19 continua por meio de agendamento online (Foto: Divulgação/PMMC)

Neste sábado (29/5), Mogi das Cruzes atende dois grupos com aplicação de primeira dose contra a Covid-19: pessoas com 40 anos ou mais portadoras de comorbidades ou deficiência grave inscritas no BPC e motoristas e cobradores. 

Os agendamentos online foram realizados no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes ao longo da semana e a imunização acontecerá nos drives Pró-Hiper, no Mogilar, e Bunkyo, na Porteira Preta. 

Motoristas e cobradores precisam ter efetuado previamente o cadastro no site https://vacisetrans.sp.gov.br/ e obtido o QR Code com indicação para vacinação em Mogi das Cruzes. Já os portadores de comorbidades precisam comprovar a doença no ato da vacinação. 

Para facilitar o processo de imunização dos portadores de comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde aceita qualquer documento que comprove o diagnóstico e contenha o CRM do médico (laudo médico, relatório de alta hospitalar, exame diagnóstico). Algumas situações podem ser comprovadas com receita da medicação de uso contínuo ou formulário de retirada do medicamento na Farmácia de Alto Custo do Estado, como hipertensão arterial resistente; diabetes tipo 1 e 2 (receita de até 3 anos), asma grave e uso de medicação imunossupressora (receita dos últimos 12 meses). A lista de comorbidades foi definida no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde.

Além das condições inicialmente divulgadas, foram inclusas recentemente as seguintes doenças neurológicas: Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); Doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória; Indivíduos com paralisia cerebral; Esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

Aeroportuários

Conforme informação do Estado, a vacinação deste grupo ocorrerá nos municípios sede dos Aeroportos - Guarulhos, São Paulo e Campinas – com estratégia definida pelo proprio município a partir de 28 de maio. 
 

Anexos