Mogi realiza Dia D de Mobilização contra a Dengue nesta sexta-feira (14/11)

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

13 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, nesta sexta-feira (14/11), o Dia D de Mobilização contra a Dengue, com uma série de ações coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa faz parte do esforço conjunto do município para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção.
    
O Dia D de Combate à Dengue faz parte das diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE/SP) e tem como foco reforçar as medidas preventivas antes do período de maior incidência da doença, que ocorre nos meses mais quentes e chuvosos. Em Mogi, a ação contará com o apoio da Defesa Civil, Departamento de Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal Ambiental e secretarias municipais de Educação, Serviços Urbanos e Zeladoria, com objetivo de integrar diversos setores públicos e mobilizar a sociedade em torno da eliminação de focos do mosquito.

“O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada. As equipes do município estarão nas ruas, mas é essencial que cada morador reserve alguns minutos da semana para verificar seu quintal e eliminar possíveis criadouros. Essa atitude simples salva vidas”, destacou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.

As atividades terão início às 8 horas, com uma reunião de alinhamento e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no CCZ. Em seguida, haverá fiscalizações técnicas e sobrevoos com drones nos bairros Braz Cubas e Vila Jundiapeba, além de vistoria e aplicação de larvicida em sucatas e imóveis críticos. No período da tarde, as equipes realizarão vistorias e notificações no Parque Residencial Itapeti, enquanto ações educativas ocorrerão ao longo do dia em escolas do Jardim Universo.

De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a integração entre os setores é fundamental para o sucesso da estratégia. “O uso de tecnologia, como drones, somado ao trabalho de campo dos agentes e ao apoio das secretarias parceiras, permite uma resposta mais rápida e eficaz nas áreas de maior risco. Mas a participação da comunidade continua sendo o principal aliado no enfrentamento à dengue”, ressaltou.

Durante o Dia D, serão realizadas vistorias domiciliares, mutirões de limpeza com apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos, e abordagens educativas junto à população. Os agentes distribuirão materiais informativos, realizarão entrevistas e incentivarão o hábito dos “10 minutos semanais” de inspeção em casa, para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.

Ao final das atividades, será feita a consolidação dos dados no CCZ, com registros de imóveis vistoriados, criadouros eliminados, notificações aplicadas e número de pessoas alcançadas nas ações educativas. Todo o trabalho será documentado com fotos e vídeos, incluindo imagens aéreas feitas pelos drones.

Ações contínuas
Entre as principais medidas contra a dengue em Mogi está a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e até as 18h nas unidades de horário estendido: UBSs Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal e Ponte Grande, e nas ESFs Nova Jundiapeba, Biritiba Ussú, Taiaçupeba e Aeroporto II. Os endereços podem ser consultados em www.mogidascruzes.sp.gov.br. 

Paralelamente, acontece o trabalho constante de campo do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) segue com visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, tratamento químico em áreas com grande oferta de focos, monitoramento de pontos estratégicos e imóveis especiais, além do uso de drones para aplicação de larvicida em grandes reservatórios e locais de difícil acesso. 

Além disso, a equipe ampliou a oferta de palestras de conscientização e orientações sobre prevenção à dengue para alunos de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes. Em 2024, foram realizadas 58 ações do tipo, sendo que neste ano, até o momento, já são 353. 

Outra frente é o Zap Dengue, ferramenta de WhatsApp pelo número (11) 99918-6070, que recebe denúncias e fornece informações sobre sintomas, prevenção, endereços de unidades de saúde e contatos úteis. Os telefones SIS 160 e 162 também seguem disponíveis para orientações médicas e denúncias à Vigilância em Saúde.

Para gestantes em acompanhamento pré-natal, a Prefeitura continua distribuindo repelentes. Brigadas de combate à dengue também foram ampliadas para prédios públicos.