Mogi recebe o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança e a oficina A Figura do Palhaço

Secretaria de Cultura

21 de janeiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes vai receber, nos dias 9 e 10 de fevereiro, duas apresentações gratuitas do espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança e também duas sessões da oficina A Figura do Palhaço. O projeto já está em sua terceira edição, tem apoio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura e vai percorrer diversas cidades do Brasil. Em Mogi, a atração é oferecida com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cutura. O espetáculo será apresentado no Theatro Vasques e as oficinas acontecerão na Casa do Hip Hop. Para as oficinas, serão duas turmas e as inscrições já estão abertas.

Inscreva-se

Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de teatro musical que chega agora à sua terceira turnê nacional. A produção teve duas temporadas de sucesso, sendo a última online e agora volta a ser apresentado presencialmente. A Secretaria Municipal de Cultura lembra que está cumprindo todos os protocolos sanitários e restringindo em até 70% a ocupação dos espaços municipais culturais.

As duas apresentações do espetáculo acontecem no Theatro Vasques, nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20h. Já as sessões da oficina serão nos mesmos dias, na Casa do Hip Hop, a partir das 14 horas. Ambos contam com interpretação em libras e programa em Braille. O público pode participar das duas atividades ou apenas de uma delas.

A peça aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho, situação essa que condiz muito com a situação de milhões de brasileiros, em especial depois da pandemia. A produção também ressalta a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente por parte dos novos empreendedores brasileiros.

Em Quem Prospera Sempre Alcança Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. Em sua terceira edição, o espetáculo fará 45 apresentações gratuitas por 15 cidades de oito estados do Brasil.

 

O projeto

Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado a partir de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez.

Cortez é tido como um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e assina textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”.

O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias.

A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade. Já na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

A metalinguagem proposta por Quem Prospera Sempre Alcança incentiva o embarque do espectador em diferentes camadas. Assim, o entendimento do fazer teatral e as necessidades imperativas para a criação de uma obra se intercalam com a diversão que abre caminhos para a plena absorção da parte conceitual do texto ligada à problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e trabalhar quando falta emprego.

O início da peça mostra a estrutura sendo revelada aos olhos do público. A partir do cenário montado, novos personagens surgem com acessórios e figurinos, numa sucessão de cenas com características de esquetes, o que proporciona a absorção da obra por parte do público.

A música e a dança entram como elementos de linguagem, cobrando dos atores versatilidade, energia e multiplicidade de aptidões. Assim, a proposta do espetáculo se concretiza por meio do fascínio gerado pela sucessão de elementos surpreendentes.

 

Sem didatismo e com muito humor

O autor e diretor Leonardo Cortez explica que Quem Prospera Sempre Alcança não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode viver, por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal.

“O espetáculo é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”, acrescenta o autor e diretor.

Já a diretora de produção Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

“As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. “O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”.

 

Onze personagens

Os atores André Santos e Djair Guilherme dão vida a onze personagens diferentes. A cada cena, novos personagens são evocados pelos dois atores a partir do uso de figurinos e acessórios, numa estética que remete ao circo.

André Santos conta que voltar às apresentações presenciais é muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. “Voltar apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques, escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica. Para ele, a arte encontra atalhos e chega no destino final de qualquer forma.

Já Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que elas estão passando e sentindo. ”A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro, e as pessoas vinham conversar com a gente e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo. Vamos pra frente!”, acredita o ator.

 

A oficina

A oficina Teatral A figura do Palhaço Clown, com Rogerio Barsan, é uma contrapartida do espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança. A proposta é trabalhar o teatro dentro da perspectiva do humor, por meio da figura do Palhaço (Clown), num encontro entre dinâmicas, jogos de integração de grupo, entrosamento, desinibição e improvisações cênicas.

 

Serviço

Espetáculo: Quem Prospera Sempre Alcança

Local: Theatro Vasques

Endereço: Rua Dr. Corrêa, 515 - Largo do Carmo, Centro, Mogi das Cruzes/SP

Data: 09 e 10 de fevereiro

Horário: 20h, com entrada por ordem de chegada

Faixa etária: Livre

Capacidade: 213 lugares

Preço: Gratuito

Duração – 45 minutos (espetáculo)

Facebook e Instagram – @quemprospera

 

Oficina: A Figura do Palhaço (Clown)

Local:Casa do HIP HOP

Endereço: R. Cel. Cardoso de Siqueira, 48 - Centro, Mogi das Cruzes

Data: 09 e 10 de fevereiro

Horário: 14h

Faixa etária: Livre

Capacidade: 20 lugares por dia

Preço: Gratuito

Duração – 1h40 minutos (Oficina)

Inscrições pelo link: https://bit.ly/oficinaclownmogi

 

Ficha Técnica

Texto e Direção – Leonardo Cortez

Elenco – André Santos e Djair Guilherme

Assistência de Direção – Rogério Barsan

Composição e Direção Musical – Jonatan Harold

Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe

Iluminação – Ricardo Bueno

Coreografia – Fabiana Santos

Operação de Som – Rogerio Barsan

Fotografia – João Caldas Filho

Identidade Visual – Fernando Moser

Direção de Produção – Sonia Kavantan

Produção – Tiago Barizon e Rogerio Barsan

Coordenação da Oficina: Sonia Cristina Kavantan

Oficineiro: Rogerio Barsan

Assistente Administrativo – Milka Master

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais

 

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Patrocínio – Visa

Apoio – Prefeitura de Mogi das Cruzes

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal