Mogi recebe o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança e a oficina A Figura do Palhaço

Secretaria de Cultura

21 de janeiro de 2022
Espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança, que já está em sua terceira edição, será apresentado gratuitamente no Theatro Vasques, nos dias 9 e 10 de fevereiro

Mogi das Cruzes vai receber, nos dias 9 e 10 de fevereiro, duas apresentações gratuitas do espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança e também duas sessões da oficina A Figura do Palhaço. O projeto já está em sua terceira edição, tem apoio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura e vai percorrer diversas cidades do Brasil. Em Mogi, a atração é oferecida com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cutura. O espetáculo será apresentado no Theatro Vasques e as oficinas acontecerão na Casa do Hip Hop. Para as oficinas, serão duas turmas e as inscrições já estão abertas.

Inscreva-se

Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de teatro musical que chega agora à sua terceira turnê nacional. A produção teve duas temporadas de sucesso, sendo a última online e agora volta a ser apresentado presencialmente. A Secretaria Municipal de Cultura lembra que está cumprindo todos os protocolos sanitários e restringindo em até 70% a ocupação dos espaços municipais culturais.

As duas apresentações do espetáculo acontecem no Theatro Vasques, nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20h. Já as sessões da oficina serão nos mesmos dias, na Casa do Hip Hop, a partir das 14 horas. Ambos contam com interpretação em libras e programa em Braille. O público pode participar das duas atividades ou apenas de uma delas.

A peça aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho, situação essa que condiz muito com a situação de milhões de brasileiros, em especial depois da pandemia. A produção também ressalta a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente por parte dos novos empreendedores brasileiros.

Em Quem Prospera Sempre Alcança Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. Em sua terceira edição, o espetáculo fará 45 apresentações gratuitas por 15 cidades de oito estados do Brasil.

 

O projeto

Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado a partir de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez.

Cortez é tido como um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e assina textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”.

O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias.

A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade. Já na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

A metalinguagem proposta por Quem Prospera Sempre Alcança incentiva o embarque do espectador em diferentes camadas. Assim, o entendimento do fazer teatral e as necessidades imperativas para a criação de uma obra se intercalam com a diversão que abre caminhos para a plena absorção da parte conceitual do texto ligada à problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e trabalhar quando falta emprego.

O início da peça mostra a estrutura sendo revelada aos olhos do público. A partir do cenário montado, novos personagens surgem com acessórios e figurinos, numa sucessão de cenas com características de esquetes, o que proporciona a absorção da obra por parte do público.

A música e a dança entram como elementos de linguagem, cobrando dos atores versatilidade, energia e multiplicidade de aptidões. Assim, a proposta do espetáculo se concretiza por meio do fascínio gerado pela sucessão de elementos surpreendentes.

 

Sem didatismo e com muito humor

O autor e diretor Leonardo Cortez explica que Quem Prospera Sempre Alcança não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode viver, por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal.

“O espetáculo é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”, acrescenta o autor e diretor.

Já a diretora de produção Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

“As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. “O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”.

 

Onze personagens

Os atores André Santos e Djair Guilherme dão vida a onze personagens diferentes. A cada cena, novos personagens são evocados pelos dois atores a partir do uso de figurinos e acessórios, numa estética que remete ao circo.

André Santos conta que voltar às apresentações presenciais é muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. “Voltar apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques, escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica. Para ele, a arte encontra atalhos e chega no destino final de qualquer forma.

Já Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que elas estão passando e sentindo. ”A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro, e as pessoas vinham conversar com a gente e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo. Vamos pra frente!”, acredita o ator.

 

A oficina

A oficina Teatral A figura do Palhaço Clown, com Rogerio Barsan, é uma contrapartida do espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança. A proposta é trabalhar o teatro dentro da perspectiva do humor, por meio da figura do Palhaço (Clown), num encontro entre dinâmicas, jogos de integração de grupo, entrosamento, desinibição e improvisações cênicas.

 

Serviço

Espetáculo: Quem Prospera Sempre Alcança

Local: Theatro Vasques

Endereço: Rua Dr. Corrêa, 515 - Largo do Carmo, Centro, Mogi das Cruzes/SP

Data: 09 e 10 de fevereiro

Horário: 20h, com entrada por ordem de chegada

Faixa etária: Livre

Capacidade: 213 lugares

Preço: Gratuito

Duração – 45 minutos (espetáculo)

Facebook e Instagram – @quemprospera

 

Oficina: A Figura do Palhaço (Clown)

Local:Casa do HIP HOP

Endereço: R. Cel. Cardoso de Siqueira, 48 - Centro, Mogi das Cruzes

Data: 09 e 10 de fevereiro

Horário: 14h

Faixa etária: Livre

Capacidade: 20 lugares por dia

Preço: Gratuito

Duração – 1h40 minutos (Oficina)

Inscrições pelo link: https://bit.ly/oficinaclownmogi

 

Ficha Técnica

Texto e Direção – Leonardo Cortez

Elenco – André Santos e Djair Guilherme

Assistência de Direção – Rogério Barsan

Composição e Direção Musical – Jonatan Harold

Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe

Iluminação – Ricardo Bueno

Coreografia – Fabiana Santos

Operação de Som – Rogerio Barsan

Fotografia – João Caldas Filho

Identidade Visual – Fernando Moser

Direção de Produção – Sonia Kavantan

Produção – Tiago Barizon e Rogerio Barsan

Coordenação da Oficina: Sonia Cristina Kavantan

Oficineiro: Rogerio Barsan

Assistente Administrativo – Milka Master

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais

 

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Patrocínio – Visa

Apoio – Prefeitura de Mogi das Cruzes

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal