Mogi receberá 65 novos leitos para pacientes de Covid e promove drive-trhu neste final de semana

Secretaria de Saúde

05 de março de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes recebeu autorização do Governo do Estado para implantar mais 15 leitos de UTI e 50 de Enfermaria para atender pacientes de Covid-19. A novidade foi confirmada pelo prefeito Caio Cunha que, nesta manhã de sexta-feira (05/03), esteve em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em São Paulo, ao lado dos prefeitos do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. 

No total, o Alto Tietê conquistou mais 79 leitos de UTI e 118 de Enfermaria para atendimento Covid na região, dos quais 15 UTI e 50 Enfermaria serão instalados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. 

“Agradeço aos meus colegas prefeitos do Condemat pela união e força regional que resultaram nessa importante conquista. Estamos saindo do Palácio dos Bandeirantes com a garantia desses novos leitos e um investimento da ordem de R$ 14,6 milhões para nossa Região”, afirmou o prefeito. O Estado garantirá o repasse dos recursos para montagem dos leitos nos municípios.   

Desde o último final de semana, o Hospital Municipal tem enfrentando lotação máxima de pacientes em função da alta nos casos registrada na cidade e também em todo o Estado. Embora nenhum paciente tenha ficado sem atendimento, a situação preocupante levou a Prefeitura de Mogi das Cruzes a adotar medidas de restrição mais rigorosas, colocando o município na fase vermelha e buscando alternativas para a ampliação no número de leitos.

“Já estamos preparando o Hospital Municipal para essa ampliação de leitos e, até segunda-feira, devem estar montados mais sete destes 15 leitos de UTI confirmados pelo Governo do Estado”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. Os outros oito serão implantados na sequência.  

Os 50 novos leitos de Enfermaria serão instalados na área do Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal, com entrada pelo Bloco B, sendo parte na área interna, incluindo consultórios, e parte na área externa. Neste caso, a principal providência em andamento é a locação de tenda de cobertura especializada e demais estruturas de segurança.


Drive-thru
Neste final de semana, Mogi das Cruzes aplica 2ª dose da Coronavac para idosos com 85 anos ou mais e para trabalhadores da saúde vacinados entre os dias 6 e 12 de fevereiro (1ª dose). O município recebeu novas grades na quinta-feira (04/03) e ampliou o atendimento para o público da segunda dose.
Com base nas primeiras doses aplicadas, estão sendo esperadas cerca de 5 mil pessoas no final de semana (3 mil idosos e 2 mil trabalhadores de saúde). Para atender à demanda, foram preparados dois drives-thrus, um no bairro do Mogilar e outro no Distrito de Jundiapeba, com atendimento exclusivo para os idosos no sábado (06/3), além de 10 postos fixos para os profissionais da Saúde. 

No domingo (07/3), a Secretaria Municipal de Saúde repetirá os esquemas de drive-thru para complementar a vacinação dos grupos. O horário de atendimento será das 8 às 15 horas e os documentos obrigatórios são CPF, RG (ou documento com foto) e comprovante da vacinação na primeira dose. Em caso de perda do comprovante, será necessário imprimir segunda via no aplicativo “Poupatempo Digital”.

Primeira Dose

A retomada da aplicação da primeira dose para idosos será na próxima semana. Para garantir maior conforto e segurança no atendimento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está providenciando um drive-thru permanente (até o final do mês de março) no Pró-Hiper. O atendimento deverá ser iniciado na quarta-feira, dia de março, mas todos os detalhes serão amplamente divulgados pelos canais oficiais. 

PROGRAMAÇÃO


SÁBADO 06/03:
Drive-thru – Exclusivo para Idosos com 85 anos ou mais
1.    Pró-Hiper: Entrada pela Avenida Cívica
2.    UBS Jundiapeba: Rua Vereador Nito Sona, 1.745

10 Postos de Saúde - Para profissionais da Saúde
•    Alto Ipiranga
•    Braz Cubas
•    Jardim Camila
•    Ponte Grande
•    Santa Tereza
•    Vila Natal
•    Vila Suíssa
•    Pró-Mulher
•    USF Toyama
•    USF Jardim Aeroporto 2

DOMINGO 07/03:
Drive-thru -  Para profissionais da Saúde 
1.    Pró-Hiper: Entrada pela Avenida Cívica
2.    UBS Jundiapeba: Rua Vereador Nito Sona, 1.745