Mortes no trânsito diminuem e Mogi das Cruzes registra menor índice no Sistema Infosiga

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de janeiro de 2022

Mogi das Cruzes registrou, em 2021, o menor número de mortes em acidentes de trânsito desde o início dos levantamentos do sistema Infosiga, em 2015. De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (19/01), ocorreram 30 óbitos nas vias municipais da cidade, que possuem jurisdição da Prefeitura, uma queda de 18,9% em comparação a 2020, quando o índice foi de 37 óbitos.

O número de 2021 é 11,7% mais baixo que o de 2019, até então o menor índice registrado. Comparado com anos anteriores, os óbitos em acidentes de trânsito no ano passado são 33,3% menores que em 2015, 37,5% menores que em 2016, 31,8% mais baixos que em 2017 e 30,2% menores que em 2018.

“Estes dados são muito positivos para Mogi das Cruzes, porque se refletem em vidas que são salvas. Foram registrados menos mortes, mesmo com o aumento da frota de veículos e do maior número de pessoas circulando nas ruas devido à evolução da situação sanitária da pandemia. A Prefeitura desenvolve um trabalho contínuo, que busca oferecer um trânsito cada vez mais seguro, harmônico e humano para os mogianos, atuando na prevenção e correção. O objetivo é a cada ano diminuir os números de acidentes e vítimas” destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Ela lembrou ainda que, durante todo o ano, é adotado um trabalho integrado voltado à mobilidade e à segurança viária. “Somente em Educação para o Trânsito, cerca de 15 mil pessoas foram atendidas com campanhas, palestras e ações de conscientização. Este esforço está apresentando resultados no comportamento dos motoristas, motociclistas e pedestres, junto com as intervenções de sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego, que completam os pilares das ações desenvolvidas”, completou.

A queda no número de óbitos se torna mais significativa quando analisadas as características específicas do município. Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de pessoas de outros municípios que vêm acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar.

Números gerais

Se levados em conta os números do Infosiga para todo o município – o que inclui as vias municipais e as rodovias estaduais – os dados também são positivos. Foram registrados 58 óbitos em acidentes de trânsito, 7,9% menos que em 2020. Como no caso das vias municipais, os dados gerais de 2021 também são os menores da série histórica: 21,6% mais baixo de 2015, 20,5% mais baixo que 2016, 13,4% mais baixo que 2017, 14,7% mais baixo que 2018 e 9,4% mais baixo que em 2019.

A situação de Mogi das Cruzes vai em sentido oposto ao cenário do estado como um todo. Em 2021, foram registrados 444 óbitos em rodovias, estradas, ruas e avenidas de São Paulo. O número foi 2,7% maior que em 2020.