Novos conselheiros do CACS Fundeb realizaram sua primeira reunião nesta segunda

24 de janeiro de 2023
A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, a secretária de Educação Patricia Helen Gomes dos Santos e a adjunta da Pasta Andrea Pereira de Souza participaram da primeira reunião. (Divulgação/PMM . . .

Os novos conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS - Fundeb), colegiado ligado à Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, participaram na tarde desta segunda-feira (23/01) da primeira reunião ordinária da gestão 2023-2026. O encontro contou com orientações sobre os objetivos e funções do conselho e o acompanhamento dos recursos aplicados na área.

“A participação social é muito importante. Fazemos questão desta participação efetiva e real da sociedade para construirmos juntos uma educação pública de qualidade”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, que participou da reunião. O colegiado conta com representantes do poder executivo, professores, diretores, servidores das unidades escolares, pais de alunos, conselho tutelar e de educação e organização da sociedade civil.

O CACS - Fundeb tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Vamos dar o nosso melhor e trabalhar com muita responsabilidade e agilidade”, disse Mariane Aparecida de Moraes, presidente da nova gestão, que tem como vice Aretusa Brandão Brito Lourenço.

A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, acompanhada da adjunta da Pasta, Andréa Pereira de Souza, também participou da reunião. “Desejamos uma excelente gestão. Agradecemos a todos que serão nossos parceiros no acompanhamento da aplicação dos recursos visando uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse. A rede municipal de ensino é responsável pelo atendimento de cerca de 47 mil alunos e possui mais de 3 mil servidores.

Para auxiliar os conselheiros, o secretário executivo dos conselhos Douglas Luna apresentou mais informações sobre o CACS Fundeb e representantes das secretarias municipais de Finanças e Educação estiveram presentes para orientações sobre a aplicação dos recursos.